top of page
Foto do escritorLeonardo José da Rocha

Ações marcam celebração do Dia da Luta Antimanicomial


Prefeitura de Oliveira

Evento reuniu representantes de diferentes segmentos de Oliveira.

 

Em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, celebrado anualmente no dia 18 de maio, a Prefeitura de Oliveira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), promoveu no último dia 17, na Praça XV de Novembro, na região central da cidade, diversas atividades voltadas à promoção da saúde mental. Entre as ações realizadas aconteceu um desfile com a participação de funcionários e alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), além se servidores e pacientes dos CAPS da cidade.


O evento teve o objetivo de conscientizar a população em geral sobre os direitos das pessoas com transtornos mentais e aquelas que sofrem devido ao abuso de álcool e outras substâncias químicas, rejeitando o isolamento como tratamento. O movimento propõe a reorganização do sistema de saúde mental, questionando as internações em hospitais psiquiátricos e promovendo os CAPS como serviços abertos e comunitários que respeitam a singularidade dos pacientes e visam a inclusão social. Também participaram do ato a prefeita Cristine Lasmar (MDB) e a secretária municipal de Saúde, Nonata Elisângela Neto.


A luta contra os manicômios no Brasil influenciou a aprovação da Lei Federal número 10.216/2001, que instituiu a Política Antimanicomial. Ela estabelece a adoção de um modelo assistencial em saúde mental, com ênfase na reinserção social, por meio de tratamento ambulatorial, que deve sempre ser priorizado em face da internação. Mesmo passados mais de 20 anos da aprovação da lei, as entidades que lutam pelo fim dos manicômios ainda precisam se mobilizar para cobrar sua aplicação plena em todo o Brasil.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page