Carlos Augusto Mattos
Sirley Clécio lembrou que município possui demanda para cursos.
Vereador pede instituto federal para Oliveira
Sirley Clécio da Silveira (PDT) apresentou na segunda-feira (26/02) um requerimento ao deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) para que articule junto ao governo federal e ao Ministério da Educação, a implantação de um Instituto Federal no município de Oliveira. O vereador observou que recentemente o governo federal anunciou a criação de 100 novos institutos em todo o Brasil, sendo 12 para Minas Gerais. Ele lembrou que Oliveira foi um dos primeiros municípios a demandar cursos técnicos profissionalizantes, em parceria com o IFMG de Bambuí, inclusive iniciando a construção de um prédio, mas que devido a problemas burocráticos, acabou não sendo finalizado e hoje encontra-se abandonado.
Pagamento de insalubridades para pessoal da saúde
Por meio de um requerimento proposto pelo vereador Antônio Ananias de Sousa (MDB) e subscrito pelos demais parlamentares, a Câmara de Oliveira solicitou à prefeita Cristine Lasmar (MDB) e à secretária municipal de Saúde, Nonata Elisângela das Dores Neto, que seja pago o adicional de insalubridade a todos os profissionais de saúde do município que estejam exercendo atividades vinculadas ao atendimento de pacientes suspeitos e infectados pelo coronavirus, enquanto durar o atual surto da doença. O pedido foi feito considerando o atual aumento dos atendimentos de pacientes infectados pela covid-19. Segundo o propositor, não há dúvida quanto à exposição de agentes biológicos a que estão submetidos os profissionais de saúde que estejam exercendo tais atividades.
Limpeza de córrego
Com o intuito de tentar reduzir o avanço da dengue na cidade, o vereador Cleyton Murilo da Silva (PDT) encaminhou ofício ao secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Gengys D' Dias Oliveira Amaral, para que possa providenciar a limpeza em torno do córrego na Avenida João Alípio dos Santos, Bairro Retiro das Pedras. De acordo com o parlamentar, é evidente o acúmulo de vegetação e resíduos sólidos ao redor do córrego, o que não apenas compromete a estética do local, mas também representa um risco para o meio ambiente e para a saúde pública. Além disso, a presença de vegetação excessiva pode obstruir o curso d'água e contribuir para a ocorrência de enchentes durante períodos de chuva.
Terreno sujo preocupa moradores
Também preocupado com o aumento dos casos de dengue na cidade, Gilmar Sebastião Cândido (PODE) enviou requerimento ao diretor de vigilância sanitária e epidemiológica, Célio Willian Ferreira Damaceno, para que seja feita a notificação do proprietário do terreno situado aos fundos da residência de número 257, na Rua Dona Belinha, Bairro do Rosário, em toda extensão, até aos fundos da Igreja Batista Nova Vida, para que providencie a limpeza do lote. De acordo com relato do parlamentar, moradores da localidade têm expressado preocupação com a situação do terreno, uma vez que o acúmulo de mato tem contribuído para a proliferação de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue, e para o surgimento de animais peçonhentos.
Reforço em poste de energia
Ronaldo de Paula Gonçalves (MDB) apresentou requerimento à prefeita Cristine Lasmar, para que a Prefeitura de Oliveira realize um estudo, junto à CEMIG, para buscar uma solução de reforço para o poste que se encontra deteriorado na Alameda Nossa Senhora de Fátima, nas proximidades do antigo Posto dos Coelhos. Ele sugere a avaliação da viabilidade de construir uma estrutura de ferragem e concreto para dar suporte ao poste mencionado. No pedido, subscrito por Geraldo Nicácio Júnior (PSD), Ronaldo diz entender a importância de garantir a segurança e a estabilidade da infraestrutura elétrica na região, especialmente para evitar interrupções no fornecimento de energia que possam prejudicar os comerciantes locais e a comunidade em geral.
Comments