A jovem Maria Eduarda Cândida Silveira, de 16 anos, natural de Nova Serrana e estudante da Escola Estadual Professor Pinheiro Campos, em Oliveira, foi a única aluna da cidade a ganhar uma medalha da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada no ano de 2022. Com a sua pontuação, a aluna conseguiu a medalha de bronze na competição de nível 3. Outros estudantes de Oliveira receberam certificados de menção honrosa. A entrega da medalha ainda não tem data prevista.
Filha de Rosimar Cândida de Deus e Lúcio Flávio Silveira, Maria Eduarda já conseguiu da OBMEP uma medalha de prata em 2018 e outra de ouro no ano de 2019, ambas quando estudava na Escola Estadual Major Agenor Lopes Cançado, em Nova Serrana.
A Olimpíada Brasileira de Matemática, criada em 2005 para estimular o estudo da matéria e identificar talentos na área, é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Os alunos premiados são contemplados com diversos benefícios como, por exemplo, o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) que permite a participação do aluno em questões no ramo da matemática, orientadas por professores qualificados em instituições de ensino superior e de pesquisa, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Além disso, o PIC oferece bolsas de incentivo e plataformas exclusivas com mentorias classificadas.
Comments