top of page

Aluna de escola estadual de Montes Claros representará o Brasil em concurso internacional de desenho


Lia Gitirana concorre na última etapa com finalistas de 208 países - Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Um mundo mais colorido é o que o deseja Lia Santos de Gitirana, 12 anos, aluna da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, de Montes Claros. A menina adora desenhar e está concorrendo à etapa internacional do Concurso Cartaz da Paz do Lions Clubs Internacional, após ser finalista nas fases regional, estadual e nacional, em que concorreu com alunos de instituições públicas e privadas de Minas e do Brasil.


Liderar com compaixão é o tema da competição em que Lia é finalista. Classifciada, ela deseja subir no pódio mais alto para trazer a vitória para o Brasil. Se for vencedora, a aluna poderá ir aos Estados Unidos para receber a premiação de U$$ 5 mil e realizar viagem à convenção internacional, com direito a acompanhante. A divulgação do vencedor está prevista para ocorrer em 1/2/2023.


O que levou a estudante à classificação foi o projeto de desenho criado com orientações da professora de arte, Ana Paula Peito Murta, que também apoiou mais 12 alunos da escola, selecionados para competir internamente.


Lia conta que fez um cartaz bem criativo, começou a desenhar a ideia que pensou dentro do carro. Ela destaca o sentimento pela arte como uma forma de quebrar preconceitos para valorizar a condição humana do vivenciar.


“A arte representa a diversidade entre diferentes povos e etnias não só no Brasil, mas em diversos países. O mundo está muito cinza, robotizado, falta interatividade e amor na relação humana para compreender e respeitar diferenças, extinguir o preconceito e o racismo, ainda tão presentes na nossa sociedade”, afirma Lia Gitirana.


(Com informações da Agência Minas)

0 comentário

Comentários


bottom of page