top of page

Amizade Social é o tema da Campanha da Fraternidade


Cartaz da Campanha de 2024, lançada oficialmente na quarta-feira de cinzas.

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou oficialmente no dia 14 de fevereiro, quarta-feira  de cinzas, a Campanha da Fraternidade 2024, com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”. O lançamento da campanha aconteceu na sede da entidade, em Brasília (DF). Durante o ato, foi celebrada missa, presidida pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, na Capela Nossa Senhora Aparecida, e em seguida aconteceu a cerimônia de abertura da Campanha, no auditório dom Helder Câmara.


O período, com duração de 44 dias, com fim na Quinta-feira Santa, é considerado de reflexão e recolhimento para os cristãos até a Páscoa, data de comemoração da ressurreição de Jesus Cristo. Este ano, a Campanha da Fraternidade completa 60 anos ininterruptos. Nesta edição, a campanha foi inspirada na Carta Encíclica Fratelli Tutti, assinada em outubro de 2020, na cidade italiana de Assis, pelo Papa Francisco.


Durante a cerimônia de lançamento foi apresentado um vídeo da autoridade máxima da Igreja Católica sobre a campanha deste ano. Na mensagem, o papa Francisco convida os brasileiros, durante a Quaresma, ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs, em uma fraternidade universal. Já o secretário-executivo de campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, esclareceu que o tema e lema foram escolhidos há dois anos pelos religiosos brasileiros.


Segundo o padre Jean Poul Hansen, em 2022 tocava o coração dos nossos bispos a realidade do povo brasileiro dividido, polarizado, onde cresce a indiferença, o ódio e a violência. “Mas, também tocava o coração dos nossos bispos o rico magistério do amado papa Francisco, que na sua encíclica Fratelli Tutti nos apresentou o remédio para esse mundo: a amizade social”. O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, ainda enfatizou que a Campanha da Fraternidade 2024 ocorre em um momento de fortalecimento do compromisso de cuidado com outras pessoas, chamadas pelo religioso de “o próximo”.


Dom Ricardo Hoepers lembrou que no texto-base, aparecem os sinais de divisões, inimizades, guerras, discórdias, tristeza, perda de sentido da vida. “Mas podemos ver também uma Igreja em saída, pessoas comprometidas, podemos ver um empenho maior de uma consciência maior do nosso papel de batizado de cristão neste mundo”, diz. O tema da CF 2024 nos fala de acolhida, compaixão, comunidade, diálogo, convivência, empatia. A autêntica experiência de amizade tem a sua fonte no amor e este, por sua natureza, é sempre aberto, sensível, compassivo, empático, benfazejo. A fonte da amizade não é egoísta, mesquinha, fechada, seletiva.


De acordo com o texto da CNBB, o tema da CF 2024 nos convida a pensar e nos treinar na importância da proximidade, da acolhida incondicional, do intercâmbio de dons, pois todos somos portadores de riquezas. Isso só é possível se a experiência da amizade for aberta. A família é o primeiro grupo natural de experiência de amizade chamada a se abrir às necessidades dos outros. O tema também nos desafia a estimular o desenvolvimento integral que é consequência da consciência ativa da corresponsabilidade para com a promoção da paz e da justiça.


Sobre esta notícia leia o editorial “Reatar os laços”, na página 2 desta edição.

0 comentário

Comments


bottom of page