top of page
Foto do escritorEditorial

Após recesso, Câmara retoma atividades


Reunião foi a primeira comandada pela nova mesa diretora - Foto: Carlos Augusto Mattos


Após um recesso de 45 dias, a Câmara Municipal de Oliveira reiniciou suas atividades na segunda-feira (5), quando aconteceu a primeira reunião ordinária do ano. O encontro foi marcado por muitas discussões, especialmente durante a votação para escolha dos novos membros das comissões permanentes. Durante as mais de 4h30 de duração da sessão foram debatidos diversos temas, entre eles a situação das estradas rurais do município e das ruas da cidade, que necessitam de melhorias. Também foram apresentados e comentados pelos parlamentares diversos requerimentos de obras e serviços.


A reunião foi a primeira sob o comando da nova mesa diretora, eleita para o biênio 2023/2024, formada pelos vereadores Éderson de Souza da Silveira (MDB) – presidente; Lorena Aparecida de Fátima Silva (Republicanos) - vice-presidente e Ronaldo de Paula Gonçalves (MDB) - primeiro secretário. Como estabelece o Regimento Interno da Câmara, durante a primeira reunião do ano é feita a indicação do novo segundo secretário da mesa diretora, sendo escolhido para o cargo o vereador André Luiz da Silva (PODE).


Na primeira parte da sessão, chamada de pequeno expediente, os vereadores solicitaram do Executivo municipal, entre outras iniciativas, a realização de obras e serviços, como melhorias nas estradas rurais, operação tapa-buracos em diversas ruas e avenidas, capina e limpeza de vias e lotes.


Na sequência ocorreu a eleição para escolha dos membros das seis comissões permanentes: Legislação, Justiça e Redação Final, apontada como mais importante e por isso a mais disputada de todas; Finanças e Orçamento; Obras e Serviços Públicos; Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente; Educação, Saúde e Assistência; Direitos Humanos e Comissão de Ética. Cada uma é composta por três membros, com exceção da Ética, que conta com seis integrantes, sendo três titulares e três suplentes. A votação gerou muitas discussões quanto aos critérios para indicação dos nomes e desempate entre os mais votados.


Na ordem do dia, foi aprovado projeto de lei que autoriza o Executivo Municipal a celebrar convênio com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Oliveira, para repasse de recurso financeiro no valor de mais de R$ 2,6 milhões, tendo por objetivo o custeio e manutenção Centro Especializado de Reabilitação (CER II). Outros quatro projetos foram distribuídos aos vereadores e encaminhados para análise das comissões permanentes.

0 comentário

Comments


bottom of page