Assinada ordem de serviço para implantação do “Olho Vivo''
- Leonardo José da Rocha
- 1 de set. de 2023
- 2 min de leitura

Representantes do Executivo, Legislativo e polícias participaram do ato.
Durante um ato que contou com a presença de representantes das forças de segurança em Oliveira, secretários municipais e vereadores, a prefeita Cristine Lasmar (MDB) assinou, no dia 24 de agosto, ordem de serviço para a aquisição de equipamentos e implantação do projeto “Olho Vivo” no município. A iniciativa foi anunciada como o maior investimento já feito em Oliveira na área de segurança pública, representando um custo total de R$ 420 mil.
O Olho Vivo é um sistema de videomonitoramento desenvolvido por um conjunto de equipamentos que capta imagens e as transmite, em tempo real, para uma central de monitoramento, para serem gerenciadas. O videomonitoramento pode ser realizado no local ou remotamente, por meio de uma central de monitoramento eletrônico. O objetivo do programa é garantir maior segurança para os cidadãos oliveirenses, já que identifica a presença de pessoas suspeitas.
Serão instaladas em Oliveira 13 câmeras, sendo oito nas principais entradas da cidade e mais cinco em pontos estratégicos. Os equipamentos ficarão no final das avenidas Miguel Resende e Coronel Benjamim Guimarães; nos trevos de acesso à Rodovia Fernão Dias e à BR-494, sentido Carmo da Mata. Outras duas serão instaladas na entrada do distrito de Morro do Ferro. A sala de monitoramento ficará no quartel da Polícia Militar.
Além dos equipamentos nas vias de acesso a Oliveira, serão instaladas outras cinco câmeras em pontos estratégicos da cidade, entre eles a região central. Nesses locais serão colocadas câmeras do tipo speed dome, que possuem zoom óptico, se movimentam por 360º e podem ser controladas de forma remota por meio da central de videomonitoramento ou um vigia. As outras são capazes de fazer o reconhecimento de placas de veículos, um recurso que permite saber, por exemplo, se existe queixa de furto do veículo por meio da identificação da placa, no momento da sua entrada na cidade.
Segundo Cristine Lasmar, a criação do programa atende a um pedido do vereador Geraldo Nicácio Júnior (PSD) que há anos vem tentando sua implantação. Nicácio fez um agradecimento à prefeita, salientando que a medida vai proporcionar mais segurança à população de Oliveira. O comandante do pelotão da Polícia Militar, tenente Clevson Montijo, e o detetive da Polícia Civil, Thiago Rodrigo, também parabenizaram a prefeita e destacaram a importância do “Olho Vivo” como forma de melhorar a segurança pública em Oliveira. A previsão é de que o sistema entre em operação dentro de aproximadamente 30 dias.
Sobre a notícia leia o editorial “Inevitável vigilância”, na página 2 desta edição.
Comments