
Nos primeiros quatro meses de 2022, a Vigilância em Saúde registrou mais de 70 casos suspeitos de dengue em Oliveira, destes 25 foram confirmados. Nas últimas três semanas a Secretaria Municipal de Saúde, tem registrado, em suas unidades de atendimentos, um grande aumento nos atendimentos de casos suspeitos.
A Vigilância em Saúde, que tem efetuado o trabalho de campo com intuito de eliminar focos em lotes e residências, informa que os bairros com maiores índices de notificações são: Alto São Sebastião, Eldorado, Cristo Redentor, Rosário e Aparecida. Nestes pontos estão sendo realizados bloqueios com a aplicação de inseticida.
A Secretária de Saúde, Elisângela Neto, pede o apoio da população para evitar os focos dos mosquitos transmissores e lembra que cerca de 80% dos criadouros estão nas residências.
Cuidados para combater o Mosquito
Para combater o mosquito da dengue, existem alguns cuidados que podem fazer toda a diferença, como:
- Manter as garrafas vazias ou baldes viradas para baixo; Não deixar entulho no quintal ou nas ruas e eliminar diariamente a água parada;
- Cobrir as caixas d'água, poços ou piscinas e manter as calhas de água limpas;
- Colocar terra ou areia nos pratos dos vasos das planta;
- Manter a lata de lixo devidamente tampada e jogar e evitar o descarte incorreto de latas de refrigerantes, copo plástico, garrafas, embalagens, etc;
- Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva. Faça furos na parte de baixo ou entregue no serviço de limpeza;
-Tampar os ralos pouco usados com um plástico, jogando água sanitária no cano periodicamente;
Em caso de denúncia a população deve entrar em contato (37)3332-7474 / Whatsap 99902-4120.
Comments