O 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Oliveira promoveu na sexta-feira (25), dois simulados de situações de emergência, salvamento e segurança.
Pela manhã, foi realizado no Bairro Dona Sinhaninha, próximo ao Parque Municipal João Reis (Capão), um simulado operacional referente ao período de chuvas. A simulação contou com a participação da Polícia Militar, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), das defesas civis municipal e regional e das secretarias municipais de Assistência Social e de Obras.
A atividade teve como objetivo avaliar as ações realizadas, os recursos empreendidos e promover a capacitação e treinamento das equipes para enfrentar adequadamente situações de emergência. Com a utilização de uma retroescavadeira, dois bonecos foram enterrados em um amontoado de restos de material de construção. Os bombeiros simularam o resgate de duas vítimas de desmoronamento e soterramento, que em seguida foram atendidas por equipes do SAMU de Oliveira e Divinópolis.
O Corpo de Bombeiros ressalta que a grande favorecida em simulados como esse é a população, que passa a contar com equipes de assistência devidamente preparadas para prestar socorro.
O segundo simulado foi realizado na indústria Kromberg e Schubert, em que os bombeiros, em conjunto com a equipe de Segurança do Trabalho da empresa coordenaram ações de evacuação na fábrica. Ao todo, 1.356 pessoas participaram da atividade, em que foram simuladas situações reais de combate a princípio de incêndio, resgate de vítimas e retirada de colaboradores dos locais sinistrados.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, ações como essa são de extrema importância para a comunidade, uma vez que pessoas são capacitadas para atuar nos piores cenários, reduzindo o agravo de lesões e principalmente difundindo a cultura da prevenção de acidentes.
Kommentare