top of page

Brasil, Indonésia e Congo unem-se para preservar florestas tropicais



Valorização da biodiversidade é uma das metas dos três países - Foto: Marcelo Camargo

O Itamaraty informou que os três países detentores das maiores florestas tropicais do mundo, Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo, firmaram uma aliança para preservação do bioma. O anúncio foi feito na última segunda-feira (14) pelo Ministério das Relações Exteriores.


O texto final do comunicado conjunto pode ser consultado aqui. O comunicado foi firmado em Bali, na Indonésia, por representantes do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, do Ministério Coordenador para Assuntos Marítimos e Investimentos da República da Indonésia e do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da República Democrática do Congo.


A criação da aliança tinha sido anunciada no último dia 07, no Egito, durante a COP27, a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas. A iniciativa é consequência de tratativas iniciadas durante a COP26, em Glasgow, Escócia, que tiveram continuidade na reunião de ministros do Meio Ambiente do G20, em agosto, em Bali, e aprofundadas durante a pré-COP, em Kinshasa, em outubro passado.


O objetivo da coalizão é valorizar a biodiversidade dos países e promover remuneração justa pelos serviços ecossistêmicos prestados pelas três nações – especialmente por meio de créditos de carbono de floresta nativa. A aliança sinaliza para a comunidade internacional que o tema da conservação e uso sustentável desse ativo ambiental deve ser capitaneado por aqueles que detêm as principais florestas do mundo.


(Com informações da Agência Brasil)

0 comentário

Comentários


bottom of page