top of page
Foto do escritorEditorial

Câmara presta homenagem a Demóstenes Romano Filho


Demóstenes foi lembrado, entre outros motivos, pela defesa das águas - Foto: Sidney de Almeida


Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Oliveira realizada na segunda-feira (29/05) foi prestada uma homenagem ao jornalista e ambientalista Demóstenes Romano Filho, que faleceu no dia 25 de maio aos 81 anos. Foi lida uma mensagem relatando dados a respeito da vida pessoal e profissional de Teninho Romano, como ele também era conhecido. Vereadores destacaram sua atuação em defesa do meio ambiente, em especial seu empenho pela recuperação do Rio Jacaré, enquanto membro fundador do Grupo Ambiental de Desenvolvimento Sustentável (GRAMDS).


No início da reunião o vereador Sirley Clécio da Silveira (PDT) solicitou um minuto de silêncio como homenagem póstuma a Demóstenes. Minutos depois a servidora da Câmara, Adriana Maria de Carvalho Fonseca, fez a leitura de um texto feito a pedido da mesa diretora. Por meio dele foram apresentadas informações sobre o jornalista. Nascido no distrito de Morro do Ferro, era um dos 15 filhos do casal Demóstenes Romano e Valdete Viana Romano. Como jornalista atuou em diversos jornais, emissoras de televisão e empresas, além de ter trabalhado como professor da PUC - Minas. Dedicou-se, também, à fabricação de cachaça artesanal e a outras atividades em sua fazenda.


O texto lembrou ainda que Teninho abraçou a valiosa missão de trabalhar pela transformação social, novas formas de ver, sentir e cuidar da vida. Também sempre protegeu o solo, as aves e as plantas medicinais, sendo ainda um valoroso defensor da preservação e culto da água. Em 2016 se juntou ao grupo GRANDS com a proposta de fazer um projeto maior e de mais evidência: a recuperação do Rio Jacaré. A ideia foi abraçada pela ONG que deu início ao Programa Produtor de Água, que hoje possibilita ao município o recebimento de recursos financeiros.


Alguns vereadores comentaram sobre a morte de Demóstenes Romano, manifestando condolências à família e lembrando seu legado. Geraldo Nicácio Júnior (PSD) disse que ele foi um grande guerreiro na luta e defesa do Rio Jacaré. Sirley Clécio da Silveira (PDT) enalteceu o trabalho feito por ele em defesa do Rio Jacaré e da convivência que tiveram nos últimos 12 anos. O vereador destacou a luta de Romano tentando fazer o bem para o próximo, sem nenhum vínculo político-partidário e disse esperar que seu legado sirva de exemplo para todas as pessoas, principalmente as que estão na vida pública.


Robson Lima Souza (PDT) desejou conforto aos familiares de Teninho, e manifestou o desejo que Oliveira possa em breve colher os frutos que ele semeou em projetos de preservação do Rio Jacaré. O vereador disse ainda que a morte do ambientalista é uma perda irreparável para Oliveira. Clodoaldo José de Paula (PSC) disse que como batistano deixa as condolências à família Romano, ressaltando que Teninho teve papel importante num passado recente para as águas do Rio Jacaré. Ele observou que, por meio de seu trabalho, o jornalista elevou o nome de Morro do Ferro e de Oliveira. Ronaldo de Paula Gonçalves (MDB) desejou condolências à família Romano e também disse que a morte de Demóstenes foi uma perda muito grande para Oliveira.


0 comentário

Comments


bottom of page