Cafés de Oliveira entre os melhores da região
- Editorial
- 28 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Cafés de Oliveira entre os melhores da região

Escolha dos finalistas foi feita por provadores da cooperativa.
A Cooperativa dos Produtores de Cafés Especiais Santo Antônio Estate Coffe (SANCOFFEE), com sede em Santo Antônio do Amparo (MG), realizou neste mês seleção dos dez melhores cafés de seus cooperados na safra atual. A escolha aconteceu durante a etapa Nacional do Best SanCup 2022, e foi feita por um júri formado por cinco provadores de cafés.
Dois dos selecionados são produtores oliveirenses que fazem parte da Associação dos Cafeicultores de Oliveira e Região (ASCOFFEE), entidade que mantém parceria dom a cooperativa de Santo Antônio do Amparo.
Os dois finalistas de Oliveira são os produtores Alexandre Cambraia, da Fazenda Mundo Novo, e Sebastião Ricardo Silveira, do Sítio Bela Vista, ambos na categoria fermentação natural. O feito foi celebrado pela secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Oliveira, Flávia Maria Reis Almeida, que ressaltou a importância do resultado obtido com a safra de cafés especiais e parabenizou o empenho de todos os produtores da ASCOFFE.
A secretária também agradeceu e destacou o excelente trabalho que vem sendo feito pelos extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER), Evandro Luiz Lopes Lélis, do escritório de Oliveira, e Francisco Carlos Pedro, que visitam todas as propriedades, instruindo e acompanhando o processo de certificação, imprescindível para a exportação do café a preços melhores que os praticados no mercado interno.
O processo adotado de certificação dos cafés é o “Certifica Minas Café”, que exige que o produtor siga critérios de identidade, qualidade e rastreabilidade do produto. O associativismo e o foco em produzir cafés especiais já mostram resultados, agregando valor ao preço final da saca, sendo uma grande vantagem em um ano de queda na produção e altos custos. O resultado final do Best SanCup 2022 deverá ser divulgado em novembro, com o leilão desses cafés tipo exportação.
Comments