top of page

Carnaval de Oliveira é destaque no Portal Minas


Prefeitura de Oliveira

Cai-nágua, patrimônio imaterial de Oliveira.

 

O Carnaval de Oliveira continua sendo um dos mais tradicionais do Estado e é um dos destaques do Portal Minas, na internet. O site se baseou em matérias veiculadas pelas TVs Integração e Alterosa, ambas de Divinópolis e afiliadas à Rede Globo e SBT, respectivamente. Segundo a Rede Globo, além da capital Belo Horizonte, na Região Centro-oeste de Minas as duas cidades mais procuradas no Carnaval deste ano são Oliveira e Itapecerica.


O Portal Minas destaca o tema do Carnaval de Oliveira para este ano — Resistência, Tradição e Amor!—, incluindo desfiles da rainha e rei Momo, blocos carnavalescos e o centenário cai-n’água como figura principal da folia Oliveirense.


Sobre o cai-n”água, o portal atribui a figura a uma réplica adaptada dos mascarados do Carnaval de Veneza, em que os nobres se misturavam à multidão nas festas. Conta que o cai-n’água, em 2013, foi registrado como patrimônio imaterial de Oliveira, como reconhecimento da importância desta manifestação cultural. “Sua característica é a indumentária de encapuzados, com meias nas mãos para preservar a identidade. Além da alegria, da música e da dança, tem o intuito de atirar água uns nos outros”. De acordo com o site, na origem, os foliões entravam nas casas e promoviam a guerra de água; em outros casos, mesmo as senhoras atiravam as pessoas nas tinas d’água”, diz o portal.

Como forma de esclarecimento aos turistas, a página publica que Oliveira faz parte da região turística Encantos de Minas, possui um centro histórico com edificações da segunda metade do Século XVIII, além do estilo colonial com inúmeras edificações e tendo como principal referência a Igreja Matriz Nossa Senhora de Oliveira, iniciada em 1780, no barroco mineiro em sua terceira fase. Todo o centro histórico de Oliveira é tombado como patrimônio de Minas Gerais.


Sobre o Carnaval de Oliveira, leia o editorial “Poder da tradição”, na página 2 desta edição.

0 comentário

Comments


bottom of page