top of page

Celebrado o 1º Dia Municipal do Terço dos Homens


Celebração reuniu centenas de integrantes do movimento religioso.

Foi celebrado pela primeira vez, na noite de sábado (04), no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, o Dia Municipal do Terço dos Homens. A data, a ser comemorada anualmente em 04 de maio, foi proposta pelo vereador Cleyton Murilo da Silva (PL) e instituída pela Lei n° 3.978, de 27 de novembro de 2023, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pela prefeita Cristine Lasmar (MDB).


Para comemorar o 1º Dia Municipal do Terço dos Homens, cerca de 100 integrantes do movimento da Igreja Católica das paróquias Nossa Senhora de Oliveira, Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião participaram de uma cerimônia que teve início às 18h30 com a reza do terço, seguida por uma missa em ação de graças, celebrada pelo pároco, padre Jeferson Martins Fernandes, e coroação da imagem de Nossa Senhora. Ao final da festividade, padre Jeferson foi presenteado com um exemplar da camisa usada como uniforme pelos membros do Terço dos Homens.


Os participantes do evento ressaltaram a importância da fé, da devoção a Deus e à Virgem Maria e efetuaram agradecimentos à prefeita, que compareceu à celebração, e aos vereadores pela aprovação da lei que criou a data.


Segundo seus integrantes, a Missão do Terço dos Homens vai além da devoção religiosa, pois tem também como missão resgatar homens de todas as idades para o seio da Igreja. Destacaram ainda a importância da presença masculina no serviço à fé, considerando-a fundamental para a formação da família e a construção de uma sociedade cristã.


De acordo com o site oficial do Terço dos Homens, em texto escrito por padre Miguel Lencastre, a origem do movimento se liga à iniciativa de um pequeno grupo de homens que rezava o terço na rua, enquanto suas esposas participavam de reuniões da Campanha da Mãe Peregrina do Movimento Apostólico de Schoenstatt, junto do Santuário Lar da Casa da Mãe e Rainha, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Maceió (AL). Esse grupo não teve continuidade. Sob a orientação do padre Américo Vasconcelos, salesiano, e da senhora Oneida Araújo da Silva, germinou, em 1997, a primeira semente do Terço dos Homens em nível paroquial, no município de Jaboatão dos Guararapes (PE). Este começo deu-se na capela de Nossa Senhora do Livramento, transformada em Santuário Paroquial de Schoenstatt. O grupo começou com 15 homens.

 

Padre José Pontes, do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, tendo conhecimento dessa iniciativa, resolveu experimentá-la no Santuário da Nova Evangelização, na Diocese de Olinda-Recife (PE) e o Terço começa a ter seu grande desenvolvimento, integrando-se na fecundidade do Santuário e na força do carisma do seu Movimento. Vários anos se passaram para que ele ganhasse raízes e se organizasse devidamente. Em maio de 1998, o Terço passa a ser rezado semanalmente. É com este ritmo que ele vai explodir para novos horizontes. A definição do nome veio em março de 2007.


A iniciativa conquistou multidões, irradiando suas graças de uma maneira inédita, enchendo de homens as igrejas e capelas, atingindo um número incontável de membros, que semanalmente se juntam para rezar o terço e aprender a viver os mistérios do Rosário na vida diária.

0 comentário

Comments


bottom of page