top of page

Cemig alerta para segurança com a rede elétrica durante atividades rurais


Somente no ano passado, quatro pessoas morreram em acidentes relacionados à rede elétrica durante trabalhos em áreas rurais em Minas Gerais - Foto: Cemig

Atenta ao fato de que Minas Gerais é um dos mais importantes estados com atividade rural no Brasil, a Cemig, comprometida em reduzir os acidentes com a rede elétrica em sua área de concessão, busca alertar os seus clientes sobre os riscos com a eletricidade. Somente em 2021, a companhia registrou quatro acidentes da população com a rede elétrica durante a execução de serviços em áreas rurais, com duas vítimas fatais.


Na zona rural, é preciso ter muita atenção à utilização de máquinas agrícolas para a preparação do solo e colheita da safra. O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, destaca que os operadores de máquinas agrícolas devem, antes de iniciar os trabalhos, fazer um mapeamento do local e respeitar uma distância mínima de 1,5 metro em relação às estruturas da rede de distribuição da companhia ou de seus cabos de aço de sustentação e dos cabos de energia.


Instalações internas


Além da preocupação com a rede elétrica da Cemig, é importante que as instalações elétricas internas dos estabelecimentos rurais estejam em perfeitas condições e de acordo com as normas técnicas para garantir a segurança das pessoas que as utilizam. Outro ponto importante que deve ser observado é relacionado à manutenção, que deve ser feita sempre por profissional capacitado. Além disso, deve-se evitar podas de árvores e roçadas próximas a qualquer fiação.


Período chuvoso: atenção redobrada


Com o início do período chuvoso é importante fazer um alerta sobre a ação dos raios na zona rural. Nessas ocasiões, é fundamental que as pessoas busquem um abrigo que não seja embaixo de árvores ou postes, que podem atrair essas descargas devido à sua altura e, como consequência, eletrocutar as pessoas que estejam próximas.


Em casos de locais que possuem criação de animais, como gado e cavalo, o proprietário deve avaliar a instalação de aterramentos nas cercas, para facilitar o escoamento da corrente elétrica para o solo.

0 comentário
bottom of page