Faltando quatro meses para as eleições municipais, cinco nomes já aparecem como pré-candidatos à Prefeitura de Oliveira, mas esse número pode aumentar, já que alguns partidos e grupos políticos avaliam a possibilidade de lançar candidatos. A definição das chapas só vai acontecer após a realização das convenções para deliberar sobre coligações e escolher os nomes dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, cujo prazo vai de 20 de julho a 5 de agosto.
Um dos nomes que aparece como pré-candidato ao cargo de prefeito é o do ex-vice-prefeito e ex-secretário municipal de Saúde Nalton Moreira da Cruz (REDE). Ele conta com o apoio do grupo político da prefeita Cristine Lasmar (MDB) e do deputado estadual Lucas Lasmar (REDE), além do empresário José Francisco Santos, que devem participar do anúncio oficial da pré-candidatura na próxima semana. Nalton disputou a Prefeitura em 2012, obtendo a terceira votação, atrás de João Batista de Sousa e Kilder Pinheiro. Por enquanto não existe definição do provável candidato a vice-prefeito pelo grupo, mas um nome que tem sido cogitado é o de Kilder Pinheiro, atual secretario municipal de Cultura, Esporte, Lazer o Turismo.
Também a presidente do diretório municipal do NOVO, Anna Eliza Reis Costa, informou à GM que o partido tem dois pré-candidatos a prefeito: os empresários Luís Ricardo Dutra (Luís da Funerária) e Jáder Max Santos, sócio de um restaurante na cidade. De acordo com Anna Eliza, a escolha dos nomes foi um consenso entre os filiados da sigla e a definição dos candidatos a prefeito e vice acontecerá na convenção municipal, ainda sem data definida.
O advogado Erik Assis Castro, filiado ao Solidariedade, é mais um nome da lista de pré-candidatos a prefeito. Segundo ele, um conjunto de fatores o motivou a se candidatar mais uma vez, já que em 2020 ele disputou a eleição em que a prefeita Cristine Lasmar obteve sua reeleição. Um deles é por ter convivido com a política de Oliveira desde a infância, em razão de sua família paterna, e outro por sua atuação direta como procurador-geral do município, de 2015 e 2016. Dois nomes aparecem como possíveis pré-candidatos a vice-prefeito: o do ex-vereador Marlon Aurélio Machado e do ex-prefeito Salatiel Alvim Lobato. Apóiam sua pré-candidatura os vereadores da oposição, em especial Gilmar Sebastião Cândido (Solidariedade).
Outro que tem demonstrado o desejo de participar da disputa é o ex-vereador João Batista Ribeiro (Progressistas), também conhecido como “Joãozinho da Cadeira de Rodas” Depois de ocupar uma cadeira da Câmara de 2013 a 2016, ele diz que seu grande sonho é ser prefeito de Oliveira, e para isso tem estudado muito. Assim como no caso dos demais postulantes, não existe até o momento nenhuma definição de nomes para vice-prefeito. A convenção do partido está marcada para o dia 1º de agosto e ele conta com o apoio do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), do deputado federal Dimas Fabiano (PP) e dos pré-candidatos a vereadores do seu grupo político.
Comments