top of page
Foto do escritorEditorial

Com vacinação e cuidados, Brasil controla a Covid-19

Controle da doença poderá depender de vacinação periódica.


Foto: Marcelo Praxedes

A Covid-19 apresenta recuo inédito no número de casos em todo o Brasil, resultado do avanço da vacinação. Na terça-feira (27) o país registrou 49 mortes, totalizando 685.930 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 52. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -27%, indicando tendência de queda após cinco dias em estabilidade. No auge da pandemia, no primeiro semestre de 2021, o Brasil chegou a registrar mais de três mil mortes em 24 horas.


Campanhas em massa desenvolvidas pelas autoridades sanitárias, orientando a população sobre os cuidados a serem observados para se evitar o contágio, foram essenciais para diminuir a disseminação da doença. A população, por receio ou conscientização, também colaborou e mesmo em menor escala continua engajada em cumprir as normas de prevenção e combate à doença.


Embora a pandemia esteja sob controle, especialistas sanitaristas afirmam que a doença ainda levará muito tempo para ser extinta ou nunca acabará, já que o vírus tende a seguir com mutações. Entretanto, o alto grau de imunização que vem sendo alcançado pelas vacinas deve garantir bons níveis de segurança coletiva. Embora o cenário mais provável seja que o vírus da Covid-19 continue evoluindo, a gravidade da doença que ele causa irá se reduzir com o tempo, enquanto a imunidade tende a aumentar por conta da vacinação e das infecções.


Doses de reforço das vacinas podem ser necessárias, porém a periodicidade de novas vacinações ainda não foi definida e do mesmo modo que a gripe, a Covid-19 pode, no futuro, se tornar uma doença sazonal, atrelada especialmente aos períodos mais frios.

0 comentário

Comentarios


bottom of page