Cinco candidatos de Oliveira disputam cargos legislativos
Com o término do prazo, no dia 15 de agosto, para os partidos políticos, federações e coligações requererem o registro de candidatos para a eleição de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou na terça-feira (16) a lista completa das candidaturas. No mesmo dia teve início a campanha eleitoral em todo o país. Ao todo foram registrados 12 candidatos a presidente da República, 223 a governador, 234 a senador, 10.280 ao cargo de deputado federal, 16.241 de deputado estadual e outros 591 de deputado distrital. Oliveira terá cinco concorrentes, três disputando uma vaga na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e dois uma cadeira na Câmara dos Deputados.
Um dos candidatos de Oliveira a deputado estadual é o vice-prefeito Chicre José Abud Neto (PATRIOTA), 54 anos, casado, empresário com formação em nível superior. Em 2016 e 2020 foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Cristine Lasmar (MDB). Outro candidato é o ex-secretário municipal de Saúde, Lucas Lasmar (REDE), solteiro, empresário, 31 anos e curso superior completo. Em 2016 foi candidato a vereador pelo MDB, obtendo a maior votação entre todos os candidatos. O terceiro candidato a deputado estadual é o engenheiro Othon Carvalhais Siqueira Junior (PL), 58 anos, casado. Disputou o mesmo cargo na eleição de 2010 pelo PR, não se elegendo.
O advogado Érik Assis Castro (PATRIOTA), 41 anos, casado, é um dos candidatos a deputado federal. Em 2020 se candidatou a prefeito de Oliveira pelo PSD, obtendo a segunda maior votação. A outra candidata é a comerciante Jacqueline Calixto Barbosa de Jesus, a Jaqueline Brasil (PDT), 37 anos, solteira e com ensino médio completo. Nas eleições de 2016 e 2020 disputou uma das vagas na Câmara Municipal de Oliveira, sendo atualmente suplente pelo PDT.
Entre os cinco nomes concorrentes, o único que não nasceu em Oliveira é Othon Carvalhais, natural de Belo Horizonte.
A disputa pelo governo de Minas será entre os candidatos Cabo Tristão Pinto (PMB), Carlos Viana (PL), Indira Xavier (UP), Alexandre Kalil (PSD), Lorene Figueiredo (PSOL/REDE), Lourdes Francisco (PCO), Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB), Vanessa Portugal (PSTU) e Romeu Zema (NOVO), que tentará a reeleição. Já a única vaga do estado ao Senado Federal será definida entre Alexandre Silveira (PSD), Bruno Miranda (PDT), Cleitinho Azevedo (PSC), Dirlene Marques (PSTU), Irani Gomes (PRTB), Marcelo Aro (PP), Naomi de Almeida (PCO), Pastor Altamiro Alves (PTB) e Sara Azevedo (PSOL/REDE).
A partir de terça-feira (16) passou a ser permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet. A partir dessa data até 30 de setembro serão permitidas a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet de jornal impresso, de até dez anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidata ou candidato. Até 29 de setembro os candidatos, partidos políticos, federações e coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8h e as 24h. A distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhadas ou não por carro de som, poderá acontecer até 1º de outubro, véspera da eleição no primeiro turno.
תגובות