Uma reunião realizada na última semana, entre representantes da Via Mais Parking, empresa que administra o estacionamento rotativo na cidade, e da Prefeitura de Oliveira, abriu as negociações para alterações no contrato firmado para o serviço. A concessionária propõe, entre outros pontos, uma readequação no número de vagas, conforme previsto no acordo inicial. A empresa também pretende utilizar novas tecnologias para a fiscalização e pagamento do estacionamento. De acordo com a Prefeitura, a Via Mais tem cumprido o que está previsto no contrato, não tendo recebido grande volume de reclamações da concessionária.
Segundo Ricardo Justino, gerente operacional da Via Mais Parking em Oliveira, durante a reunião realizada no dia 19 de janeiro com o procurador-geral do município Daniel de Queiroz, a concessionária solicitou de maneira informal um pedido de revisão no contrato com a Prefeitura. Uma das pretensões da empresa é a de que o estacionamento volte a ter as 1.134 vagas, como estabelecido no acordo inicial. Atualmente existem 860 vagas, 274 a menos.
Embora não tenham sido formalizadas, a concessionária planeja diversas inovações no serviço. Uma delas é a utilização de um veículo equipado com sistema Optical Character Recognition (OCR), ou reconhecimento de caractere ótico. O “carro espião” é equipado com quatro câmeras no teto, que fazem a leitura da placa e alimenta o sistema sobre a situação do veículo estacionado. Com base nos dados, o cliente é informado por meio do aplicativo da empresa, que pode ser baixado no telefone celular. Quando ocorre a notificação do veículo, o usuário recebe mensagem para que possa regularizar a situação. Para aqueles que não possuem o aplicativo, a notificação será enviada para o endereço do proprietário do veículo, como as notificações de infração em geral.
Atualmente, de acordo com Ricardo Justino, o quadro da empresa prevê a utilização de dez agentes de controle de estacionamento, mas no início da semana a empresa trabalhava com apenas seis. O gerente observa que a rotatividade de mão de obra na cidade é muito grande, segundo ele porque muitos contratados não têm a responsabilidade necessária e não fazem o trabalho de maneira adequada, o que prejudica a qualidade do serviço e a credibilidade da concessionária. Justino garantiu, no entanto, que já estavam sendo tomadas as providências para repor as vagas.
O gerente explicou que, em razão desta situação, pode ocorrer a ausência do agente em determinados locais e horários, o que tem motivado reclamações de alguns usuários. Ricardo Justino acredita que com a utilização de tecnologias que estão sendo estudadas, esses problemas vão acontecer com menos frequência. Recentemente, a Via Mais Parking substituiu os equipamentos usados pelos agentes por outros mais modernos e eficientes, além de ter feito a troca dos uniformes dos funcionários.
Com relação ao pedido de revisão do contrato, o procurador Daniel de Queiroz informou que as propostas serão avaliadas pela Prefeitura. O projeto de lei que autorizou o município a instituir o estacionamento rotativo foi aprovado em junho de 2019. O serviço começou a funcionar oficialmente no dia 4 de fevereiro de 2020.
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