Audiência na ALMG: a força da comunidade escolar no diálogo com o governo.
O deputado estadual Lucas Lasmar (REDE) anunciou durante a semana que recebeu um retorno positivo da Secretaria de Estado de Educação (SEE) referente ao seu pedido de recuperação estrutural da Escola Estadual Professor Pinheiro Campos, em Oliveira. Um relatório feito pelo Corpo de Bombeiros Militar indica que o prédio está em estado de deterioração, com parte da estrutura em risco de desmoronamento, necessitando assim de reforma. De acordo com um ofício da SEE encaminhado ao deputado, um engenheiro conduzirá uma avaliação dos problemas e criará uma planilha de custos para iniciar o processo de licitação da obra.
Além desta iniciativa, durante o mês de agosto Lucas Lasmar participou de uma mobilização para viabilizar, junto à Secretaria, a reforma da Escola Estadual Mário Campos e Silva, evitando desta forma o seu fechamento. O parlamentar conseguiu o compromisso do governo estadual de construir uma escola modular com 11 salas no terreno da instituição, eliminando assim a necessidade de realocar alunos e professores durante a reforma do prédio. Além disso, a SEE prometeu reintroduzir o ensino médio na escola estadual.
Desde o dia 9 de agosto, quando a Superintendência Regional de Educação (SRE) de Divinópolis comunicou a fechamento da escola, o parlamentar oliveirense participou de uma mobilização contra o fechamento da instituição de ensino. No dia 10 de agosto ele apresentou um pedido de audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir o fechamento. Nos dias seguintes realizou diversas ações no sentido de evitar que a escola fosse extinta, sendo a última delas a participação na audiência pública, dia 25.
Durante o encontro, o Assessor de Relações Institucionais da SEE, Fernando Antônio França Sette Pinheiro Júnior, se comprometeu publicamente a não fechar a Escola, conforme solicitado pelo secretário de Governo, Gustavo Valadares, a pedido de Lasmar. Fernando Sette Pinheiro também confirmou a construção de uma escola modular para acomodar alunos. Ele ainda afirmou que o ensino médio será reintroduzido na instituição.
O deputado Lucas Lasmar ressaltou a relevância do diálogo mantido com a Secretaria de Educação e a mobilização da comunidade para assegurar que a escola permanecesse de portas abertas. Segundo ele, é preciso garantir estruturas sólidas e ambientes seguros para as escolas, melhorando as condições de trabalho dos servidores, para a contínua melhoria da educação em Minas.
Comments