top of page

Deputado Lucas Lasmar é homenageado durante evento do SAMU no Centro Oeste


Ascom CIS-URG

Acima: À esquerda, presidente do CIS-URG Oeste, Donizete Chumbinho,

deputado Lucas Lasmar e o secretário executivo do Consórcio José Márcio Zanardi.

Embaixo: prefeita Cristine Lasmar e secretária municipal de saúde Elisângela das Dores Neto.

 

Nesta segunda-feira (19), o deputado estadual Lucas Lasmar (REDE) participou em Divinópolis da cerimônia de comemoração dos 10 anos do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste (CIS-URG/Oeste), responsável pelo gerenciamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O consórcio reconheceu a contribuição de Lucas Lasmar para a história do SAMU na Região Centro-Oeste. A prefeita de Oliveira, Cristine Lasmar (MDB), e a secretária municipal de saúde de Oliveira, Elisângela das Dores Neto, também foram homenageadas.


O CIS-URG serve uma população de cerca de 1,7 milhão de pessoas em 65 municípios da Região Oeste. Desde 2014, o SAMU realizou 600 mil atendimentos nessas cidades. O serviço tem implementado inovações, como a telemedicina, para fornecer suporte de especialistas aos médicos reguladores, e a utilização de medicamentos de alto custo em alguns casos de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).


Lasmar destaca que a inauguração da base do SAMU em Oliveira foi um de seus primeiros atos como secretário municipal de Saúde em 2017. “Nós conseguimos trazer uma base que possui duas ambulâncias: uma Unidade de Suporte Básico, que conta com um técnico de enfermagem e um condutor socorrista, e uma Unidade de Suporte Avançado, com médico, enfermeiro e condutor socorrista. A gente sabe que dar os primeiros socorros dentro da residência é fundamental pra salvar a vida das pessoas em casos de atendimento da urgência e emergência, até a chegada ao hospital.“


Desde 2017, o SAMU realizou 15.635 atendimentos em Oliveira, além de 4.809 orientações médicas por telefone. A maioria dos atendimentos foi para pessoas com mais de 60 anos (10.674).

Lasmar se comprometeu a continuar trabalhando para melhorar o SAMU, buscando mais investimentos em saúde pública. “Já estamos cobrando o Ministério para disponibilizar novas ambulâncias, dado o desgaste dos veículos atuais. A renovação da frota é essencial para aprimorar o serviço que salva vidas.”

0 comentário

Comments


bottom of page