
Pessoas com diabetes terão prioridade no atendimento feito nas unidades das redes pública e privada de saúde, durante a realização de exames em que seja necessário jejum total ou parcial. Um projeto de lei apresentado pelo vereador Adilson José da Silva (MDB) e aprovado na segunda-feira (24) assegura o atendimento prioritário aos portadores da doença. De acordo com especialistas, pessoas com diabetes que passam muito tempo sem comer podem ter hipoglicemia, uma queda repentina no nível de açúcar no sangue.
Segundo a proposição, a prioridade de que trata o projeto se equipara a dos idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Para ter direito ao atendimento prioritário, o usuário diabético deverá comprovar sua condição mediante a apresentação de laudo médico ou outros documentos equivalentes.
Conforme justificativa de Adilson da Silva contida no projeto, como se sabe, são diversos os exames médicos que preveem o jejum do paciente como requisito para sua realização. Por outro lado, a grande procura pelos sistemas de saúde acaba por causar atrasos nos horários de consultas e exames, o que prejudica aqueles acometidos por condições especiais de saúde, como é o caso dos diabéticos, que não podem passar períodos prolongados em jejum.
O vereador salienta que dessa forma, é importante conferir a essa parcela da população a prioridade nos atendimentos de saúde quando estejam submetidos a jejum, a fim de que possam ser efetivados o bem estar e a segurança desses pacientes.
Comments