Lucimar da Mata
Dom Barroso, com demais celebrantes e acólitos que participaram da missa.
O bispo emérito da diocese de Oliveira, dom Francisco Barroso Filho, participou no domingo (14), quarto dia da novena em honra a São Sebastião, de uma celebração dentro da programação da festa do padroeiro. A presença do bispo atendeu a um convite feito pelo padre Sebastião Ananias Lino, pároco de São Sebastião. Em sua homilia, dom Barroso abordou o tema "Sim ao desafio de uma espiritualidade missionária", quando salientou o espírito missionário de São Sebastião. O religioso foi saudado pela prefeita Cristine Lasmar (MDB), presente à cerimônia.
O padre Sebastião Lino informou que partiu dele a ideia de convidar o bispo emérito para a celebração do domingo, acrescentando que convidou também o bispo diocesano de Oliveira, dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro, para a festividade do sábado (20), Dia de São Sebastião, e o bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, dom Joel Maria dos Santos, seu colega de seminário, para as celebrações do domingo (21).
Aos 95 anos e demonstrando vigor e alegria, dom Barroso falou sobre as motivações que nos ajudam a imitar, nos dias atuais, os discípulos de Jesus, e de um modo especial o valoroso mártir São Sebastião, que segundo ele nos é apresentado como modelo de santidade. A primeira e mais forte motivação é o amor misericordioso de Jesus, por quem fomos salvos. Ao comentar o tema proposto para o quarto dia da novena - “Sim ao desafio de uma espiritualidade missionária", o bispo salientou ser este um convite a nos tornarmos seguidores de Jesus, evangelizadores que não só rezam, mas trabalham.
Dom Barroso destacou a importância dos grupos de oração, que promovem a adoração e a verdadeira espiritualidade, que deve ser missionária e dificilmente se coaduna com as exigências da caridade. Disse também ser salutar recordar aquele valoroso soldado, o mártir São Sebastião, que cheio de coragem não perdia a oportunidade de ajudar, embora convivendo com as regalias do palácio. Por fim destacou que podemos buscar, em São Sebastião, a inspiração para uma igreja misericordiosa e que não tem medo de enfrentar o desafio de uma espiritualidade missionária.
A prefeita Cristine Lasmar manifestou sua alegria e gratidão por estar presente à celebração tão especial, ressaltando a honra de contar com a presença do “nosso amado” bispo dom Barroso. “Sua presença enche nossos corações de bênçãos, faz surgir ótimas lembranças e nos permite reviver momentos maravilhosos. O Senhor fez e faz parte da história de Oliveira”, disse ela. A prefeita também expressou sua admiração e gratidão ao pároco, padre Sebastião Lino, destacando que seu belo trabalho e dedicação têm sido fundamentais para o crescimento espiritual da comunidade, parabenizando-o por tudo que tem feito à frente da paróquia.
A mandatária comentou ainda a celebração do quarto dia da novena de São Sebastião, a quem chamou de nosso guia e protetor. Ela pediu que sua intercessão nos conduza sempre no caminho da fé e da esperança, que todos nós possamos viver uma novena abençoada e desfrutar de uma festa de São Sebastião repleta de alegria e comunhão. “Que este momento fortaleça nossos laços com Deus e uns com os outros”, disse ela.
Comentários