O piloto oliveirense de carros de corrida, Marcelo Campos, falecido em 17 de janeiro de 1970, vítima de um acidente em Belo Horizonte, será homenageado pelo Clube de Veículos Antigos das Vertentes. A homenagem acontecerá durante o 11º Encontro de Veículos Antigos de Oliveira, na Praça XV de Novembro, marcado para os dias 06 e 07 de maio. Segundo o presidente do Clube, André Ferreira, a ideia era realizar a homenagem em 2020, nos 40 anos da morte de Marcelo Campos, mas teve de ser adiada em decorrência da pandemia de covid-19.
No dia 18 de janeiro de 1970, Marcelo Campos iria participar da prova dos 500 quilômetros de Belo Horizonte, disputada ao redor do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), na época considerada a melhor entre todas as corridas de rua realizadas na capital mineira. Na véspera, o piloto que havia feito alguns ajustes em seu Puma número 38, foi ao local da prova dar algumas voltas para conferir as modificações. A pista ainda estava aberta ao trânsito normal da cidade e ele colidiu contra uma camionete de um feirante, vindo a falecer. No dia seguinte, os pilotos mineiros, amigos de Marcelo, saíram do velório e foram para o local da prova, que foi vencida por Toninho da Mata.
André Ferreira explica que, além dos veículos expostos no evento, esse ano, em homenagem a Marcelo Campos, também estará exposta uma réplica do Puma em que o piloto disputava as corridas. O carro pertence a Fernando Lapagesse, da Lapagesse's Car, que produz réplicas de carros de corrida históricos do país. Lapagesse, também ex-piloto, reside em Saquarema (RJ), era amigo de Marcelo e participou da prova em Belo Horizonte. Ele estará presente no encontro, contando histórias e relembrando uma época de ouro do automobilismo nacional, que tinha, além de Fernando e Marcelo, nomes como Indy, Fioti, Emerson Fitipaldi entre outros.
Para participar do encontro, os proprietários de veículos deverão se inscrever doando pacotes de fraldas geriátricas, que serão distribuídas às pessoas necessitadas pelo Rotary Clube, ou alimentos, cuja distribuição será feita pela Casa da Amizade. Durante o evento, haverá exposição de bicicletas, motos, antiguidades, mercado de pulgas, venda de artesanato, praça de alimentação e apresentações culturais. O encontro é uma realização do Clube de Veículos Antigos das Vertentes, com participação da Prefeitura de Oliveira, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura Esporte Lazer e Turismo.
“Vamos reviver um mar de cores, modelos e épocas no tradicional encontro de antigos de Oliveira, esse ano em homenagem ao piloto oliveirense Marcelo Campos, suas histórias nas pistas e fora delas. Venha curtir essa viagem no tempo, rever amigos e colocar seu antigo novamente nas estradas da nossa região”, convida André Ferreira.
Comments