Jovem, mas já com boa experiência na gestão pública, esse oliveirense surpreendeu a muitos com sua eleição, no dia 2 de outubro, para deputado estadual. Nesta entrevista exclusiva à GAZETA DE MINAS, Lucas Lasmar apresenta os fatores que o levaram à vitória e os pilares que sustentarão seu primeiro mandato parlamentar.
Lucas Lasmar, com sua família: “Naquele momento da vitória, me emocionei com a certeza de ter dado orgulho àqueles que amo.”
Gazeta – Aos 31 anos, como foi sua sensação ao ser eleito deputado estadual?
Lucas Lasmar - Representar Oliveira e a região se tornou um sonho há algum tempo e a sensação que tenho hoje é que nosso trabalho foi trilhado pelo caminho certo, do bem. Fizemos as escolhas certas pelo caminho da política, que trazem resultados para o povo. É certo que não há atalhos no mundo político. Tudo precisa ser feito com transparência, com compromisso e com diálogo. Fizemos uma campanha limpa, sem ataques, apenas com realizações que melhoraram a vida das pessoas e com projetos, essa é a nova política. Diante da vitória, meu coração se enche de gratidão por todos os 34.092 votos que nos fizeram chegar até aqui. Gratidão ao povo de Oliveira, que confia no nosso grupo político, fazendo com que tivéssemos a maior votação da nossa história.
Gazeta - O que a juventude de Oliveira ganha com sua eleição?
Lucas Lasmar - A juventude de Oliveira e da nossa região ganha em primeiro lugar uma voz ativa dentro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, lutando e trabalhando para que nossos jovens tenham mais oportunidades perto de casa, mais opções na educação, principalmente em cursos profissionalizantes e no primeiro emprego. São muitos os jovens que se formam no ensino médio e que não possuem condições de morar ou viajar para outra cidade para qualificação ou realizar um curso profissionalizante. Na Assembleia vou trabalhar em políticas públicas que possam trazer para nossa região mais cursos técnicos e profissionalizantes e também políticas que fortaleçam a geração do primeiro emprego.
Gazeta – A seu ver, quais foram os principais fatores que determinaram sua vitória?
Lucas Lasmar - Quando muitos não acreditavam que seria possível a nossa eleição para deputado estadual, eu e toda equipe nunca desistimos. Fizemos como a fábula da formiga surda, onde o objetivo era chegar ao topo da árvore, porém haviam predadores naturais no percurso e outras formigas que gritavam que ela não iria conseguir, ou ela não era capaz. Então, não é apenas força de vontade, determinação e coragem. É não dar ouvidos às pessoas negativas e à política retrógrada, ultrapassada. Corremos atrás de todo apoio possível, aprendemos e trabalhamos com as novas tecnologias das redes sociais, e mostramos a muitas pessoas que esse era um projeto real e possível. Oliveira e a regiãoabraçaram conosco nossa campanha e juntos mostramos que temos um deputado nosso mais uma vez no cenário estadual. Sempre existirão dificuldades, mas a união de todos, nesse momento, com certeza foi determinante para a nossa vitória.
Gazeta – Foram mais de 17 mil votos recebidos em Oliveira, representando mais da metade do eleitorado. O que isto diz a você?
Lucas Lasmar - Isso diz a todos nós que a política em Oliveira precisa ser uma política que traz resultados reais para o povo, precisa ser uma política de união, porque brigas e blábláblá não trazem nada de benefício para o povo. Essa política de “quem aparece” e “quem lacra mais” não traz ressonância magnética, não traz hemodiálise, não traz o CER, não constrói PSF, não salva vidas! Já não sou mais secretário municipal de Saúde e todo trabalho de resultado que realizamos continua em Oliveira para o povo. No momento que alguém está lendo essa matéria, tem uma pessoa precisando e realizando uma ressonância magnética na Santa Casa de Oliveira, uma pessoa que não sabemos quem é, mas que, com certeza, precisou do exame e está sendo atendida. Essa é a nova política. O povo de Oliveira mostrou, com os mais de 17 mil votos, que é essa a política que querem, é essa a política pela qual acreditam, é essa a política que chegou até eles como forma de serviços prestados. Os políticos é que precisam olhar para esses números e entender que a política é a que o povo quer, não a que querem impor ao povo!
Gazeta – Quais serão suas linhas de trabalho neste primeiro mandato parlamentar?
Lucas Lasmar - Vamos trabalhar pela Saúde e Educação em especial. A experiência que tive como secretário de Saúde irá me dar condições para legislar, fiscalizar e promover melhoria nos serviços já existentes e implantar novos serviços para a saúde de Minas Gerais. Precisamos provocar uma discussão nacional para aumentar os valores dos procedimentos da tabela do SUS, para fortalecer os hospitais filantrópicos e reduzir a judicialização da saúde, tema que é muito discutido, que é tanto prejudicial para o cidadão e oneroso para o governo do Estado e União, por pagar procedimentos de valores de cirurgias particulares. Vou trabalhar incansavelmente para implantarmos equipamentos educacionais mais próximos do cidadão, para nossa região ter oportunidades para profissionalização dos jovens e pessoas que querem qualificação, como SENAI, SENAC,SENAR e tentar recuperar o IFMG que foi desativado em nossa cidade. Tanto o jovem quer se profissionalizar, quanto o empresário quer mão de obra qualificada. Esse vazio educacional em nossa região precisa acabar.
Gazeta – Especificamente para Oliveira, o que você pretende fazer?
Lucas Lasmar - Pretendemos trabalhar para a expansão da Santa Casa de Oliveira e continuar melhorando a nossa saúde porque já somos uma referência em todo Estado e precisamos ampliar nossos serviços prestados pelo SUS. Trabalhar para a concretização do prédio de 12 andares na Santa Casa de Oliveira e lutar incansavelmente para termos o serviço de tratamento para gestantes e recém-nascidos de alto risco e de oncologia. Ampliar o CER II para CER III, ofertando aparelhos auditivos e fortalecer o turismo da saúde com a ampliação do projeto do Hospital Escola. Pensando nos jovens, queremos trabalhar para a implantação de uma unidade do SENAI e SENAC e também fortalecer políticas públicas que garantam a geração de empregos.
Gazeta – Você pretende conversar com a bancada de oposição na Câmara Municipal?
Lucas Lasmar - Sempre fui a favor do diálogo e da união, porém, um diálogo produtivo precisa vir da boa vontade de ambas as partes. Oliveira mostrou, com a nossa votação, que é a favor de uma união em torno de um projeto maior, o projeto da política de resultados. Para isso, precisamos de políticos que tenham a mente aberta para essa finalidade, pensando em trazer melhores condições de vida para a população. Esses sempre terão um espaço para o diálogo.
Gazeta – Como você se posicionará em relação ao novo governo de Romeu Zema?
Lucas Lasmar - Escolhemos durante nossa campanha não apoiar nenhum dos candidatos ao governo do Estado, porque nosso objetivo é melhorar a nossa região, termos voz ativa para trazer as melhorias. Pretendo trabalhar sem pensar em partidos ou lados políticos, pretendo trabalhar para alcançar as melhorias necessárias que vamos realizar na nossa região na área da saúde, da educação e geração de emprego. A eleição estadual já foi definidas em Minas Gerais. Agora é trabalhar pelo povo mineiro e dar apoio aos bons projetos estaduais, independentemente dos seus autores.
Gazeta - Ronaldo Resende e Cristine Lasmar. O que estas pessoas representam para você?
Lucas Lasmar - Tudo. Representam, além da minha existência, tudo que pude aprender com os dois, tanto na vida comum como na vida política. Há quem diga que eu consegui juntar em mim o melhor de cada um deles, os sonhos e ideais do Ronaldo Resende, a humildade, caráter e inteligência da Cristine Lasmar, mas a verdade é que eu vejo em ambos, Ronaldo e Cristine, todas essas qualidades. Afinal, estamos falando dos dois melhores prefeitos de Oliveira. Meu pai e minha mãe. Pra mim é maravilhoso ser filho deles e uma honra poder, desde mais novo, vivenciar toda trajetória de desenvolvimento de Oliveira, trazida e iniciada pelo meu pai Ronaldo Resende e agora fazer parte dessa linda jornada da minha mãe, primeira mulher prefeita de Oliveira, Cristine Lasmar. Naquele momento da vitória, me emocionei com a certeza de ter dado orgulho àqueles que amo.
Gazeta – O que fica desta campanha vitoriosa para a sequência da sua vida?
Lucas Lasmar - Muito aprendizado e evolução. Ninguém consegue nada sozinho e para sairmos vitoriosos pude contar com muitas pessoas que deram o seu melhor e muitas vezes de forma exaustiva, como acontece em toda campanha, porém sempre dispostos a seguir na luta por uma Oliveira e uma região mais desenvolvida, com uma saúde ainda melhor e mais educação. O que nos moveu pra esse ponto que chegamos e o que ficará em nossa memória com certeza foi o brilho no olhar de cada pessoa que acreditou que nós podemos fazer mais e melhor! Foi estar com cada um que pegou na minha mão e me disse que teve a vida transformada por algo que eu pude fazer como Secretário de Saúde. A cada conversa pensávamos o quanto poderíamos fazer mais para essas pessoas. Agora podemos e vamos trabalhar em políticas públicas para levar para Oliveira e região mais saúde, educação e progresso. Vamos continuar trabalhando pela Vida.
Comentários