Com o tema ''Nossa Escola - Espaço de Conhecimento e Preservação da Memória'', os alunos das turmas noturnas do 3º ano do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Mário Campos e Silva realizaram na noite da última quinta-feira (23) uma importante exposição sobre o antigo Hospital Colônia e Neuropsiquiátrico, que funcionou em Oliveira.
Na oportunidade os alunos expuseram explicações com um enorme acervo fotográfico sobre os pacientes da instituição e o tratamento que recebiam à época, no mesmo prédio que hoje abriga a instituição de ensino.
A apresentação do projeto, que faz parte do cronograma de atividades, contou com a presença de autoridades, professores que já lecionaram na escola e munícipes.
O hospital, que teve suas atividades iniciadas em Oliveira em 16 de dezembro de 1949, foi referência em passagens do livro ''Holocausto Brasileiro'' da autora Daniela Arbex, que retrata os maus-tratos nos tempos dos hospitais colônias existentes no país, como fome, sede, frio e outros.
Atualmente, o prédio da escola conta com vários locais preservados, incluindo portas, portões, grades, janelas, etc.
Todo o material exposto pelos alunos será disponibilizado em breve pelas redes sociais e divulgado pela Gazeta de Minas.
Confira mais fotos:
Comments