Evento pode incrementar a economia e o desenvolvimento humano
Foi realizado no sábado (11), no Diamante Clube, em Carmo da Mata (MG), o Primeiro Fórum Regional de Turismo. Realizado pelo Instituto de Cultura, Arte, Fazer Responsável e Educação Ambiental (ICAFE), o evento reuniu representantes dos municípios de Cláudio, Divinópolis, Carmo da Mata, Itapecerica e Oliveira. Distribuído em três painéis, o fórum debateu sobre turismo regional e patrimônio histórico, sob a mediação de Leonardo Ferreira Vilaça, professor e coordenador de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade de Cláudio.
Com auditório lotado, o evento foi aberto pelo empreendedor social e benemérito do ICAFE, Rúbio Fernal Ferreira, que destacou a importância do encontro, em vista das possibilidades que podem ser oferecidas aos municípios da microrregião, tendo em vista as suas características, história, tradições, peculiaridades e ligações sócio-políticas. Destacou a existência de atrações como o Museu do Automóvel, Relógios e Cachaças de Carmo da Mata, um dos mais completos do Brasil, pensado e constituído visando o incremento do turismo da microrregião; o centro histórico de Oliveira, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG); a pujança da cultura gastronômica de Itapecerica, bem como as grandes potencialidades dos municípios de Cláudio e Divinópolis.
Na sequência falaram o prefeito de Carmo da Mata, José Carlos Lobato (PSD) e o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.
O primeiro painel, com o tema “Turismo Regional: Uma Utopia?” contou, como debatedores, com o deputado Estadual Mauro Tramonte (REPUBLICANOS), presidente da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; o engenheiro e empreendedor social Rúbio Fernal Ferreira; o prefeito de Itapecerica, Wirley Rodrigues Reis – Têko (PODE); Túlio Fernandes Coelho, turismólogo, vice-presidente interino da IGR Campo das Vertentes e detentor da Pasta do Turismo de Divinópolis (MG) e Igor Arci, subsecretário de Cultura de Minas Gerais.
Com o tema Patrimônio, Desenvolvimento Imobiliário e Políticas Públicas, o segundo painel contou com o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos (PV); Lenisa Rodrigues Prado, membro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE); Priscila Freire, escritora e administradora de museus; Heraldo Laranjo, arquiteto especializado em patrimônio histórico; Christianni Cardoso Morais, doutora em educação patrimonial e professora do Departamento de Ciências da Educação, da Universidade Federal de São João del-Rei e Igor Arci, subsecretário de Cultura de Minas Gerais.
O último painel, com o tema “Construindo um Destino Turístico”, contou com Adriano Amaral, diretor-presidente da empresa de consultoria estratégica Arthur D. Little Brasil; Débora Vieira Barbosa, chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo; Humberto Freitas, da Rede Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes; Jonny Vinti, empresário e diretor criativo da Coletanea de Ideias e Danielle Torres Paiva, diretora de regionalização e descentralização de políticas para o turismo, vinculada à Secretaria de Turismo de Minas Gerais.
O Fórum foi encerrado pela vice-presidente do ICAFE, Mônica Borges de Souza, que agradeceu ao público e aos participantes, e destacou os motivos sociais e econômico-culturais que levaram o Instituto a promover o evento.
ความคิดเห็น