top of page
Foto do escritorLeonardo José da Rocha

Fluxo de medidas amplia segurança nas escolas


Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Fluxo deverá ficar em local visível.

 

Desde abril deste ano, o governo de Minas vem realizando uma série de ações para fortalecer a segurança das unidades de ensino e proteger a comunidade escolar, a fim de prevenir atos de violência.


Em continuidade às ações já realizadas, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) desenvolveu, em conjunto com o Núcleo Interinstitucional de Proteção Escolar (Nipe), o “Fluxo de Medidas para Segurança Escolar”. O documento traz orientações, de forma simplificada, sobre medidas que gestores escolares devem adotar em situações que envolvam postagens de ameaças de violência em redes sociais, pichações com mensagens de ódio ou extremismo nos espaços escolares, indícios de planejamento de atos de violência, entre outras.

A ideia é que o fluxo fique em um lugar visível e estratégico, para que os profissionais da escola tenham acesso fácil e saibam como agir e evitar que ocorra qualquer ato que coloque a vida dos estudantes e da comunidade escolar em perigo.


O Fluxo de Medidas para a Segurança Escolar traz também o número 190, telefone de emergência da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que deve ser acionado sempre que necessário, e outras áreas que precisam ser contactadas de imediato, como a seção de planejamento operacional regional (P3) da PMMG, via WhatsApp, além do contato da Superintendência Regional de Ensino (SRE) responsável pela escola.


O documento foi enviado para as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) na quarta-feira (06) e será repassado às escolas da rede estadual, além das instituições municipais e privadas, em todo estado. A peça informativa, criada pela SEE em conjunto com o Núcleo Interinstitucional de Proteção Escolar (Nipe), será afixada nas salas de professores, diretores e nos ambientes administrativos de todas as unidades da rede estadual de ensino.


O governo de Minas informou ainda que vem realizando aportes robustos para melhoria da segurança das escolas. Desde 2022, já foram investidos cerca de R$ 48 milhões para as escolas da rede estadual instalarem o Sistema de Segurança, Videomonitoramento e Alarme. A ferramenta já está instalada em 100% das escolas estaduais. A rede estadual de ensino mineira, segunda maior do país, conta com mais de 3,4 mil escolas. O sistema contempla um Circuito Fechado de Televisão (CFTV) para vigilância e monitoramento remoto e sensores de presença com alarmes sonoros, que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. São monitorados pelas empresas responsáveis pela prestação do serviço em cada unidade escolar, e que também é acompanhada pela gestão da escola.

0 comentário

Comments


bottom of page