top of page

Frente parlamentar vai discutir soluções para fila de cirurgias eletivas


Intenção é desenvolver mais políticas direcionadas a aumentar o atendimento aos mineiros - Foto: Cristiano Machado

Uma frente ampla parlamentar sobre cirurgias eletivas, que conta com a participação de deputados de todo o Brasil, foi lançada nesta terça-feira (28), na Câmara dos Deputados, em Brasília. O governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, participaram da cerimônia de lançamento da frente, que é presidida pelo deputado federal mineiro Emidinho Madeira.


A associação de parlamentares tem como objetivo acompanhar, debater, encaminhar e apoiar demandas relacionadas às cirurgias em todo o país. O grupo foi criado após a aprovação do requerimento que recebeu a assinatura de 204 parlamentares. Os deputados agora vão promover debates, simpósios, seminários e outros eventos relacionados à defesa das cirurgias eletivas.


É considerada cirurgia eletiva aquela intervenção que não possui caráter emergencial, podendo ser feita sem um tempo definido. A maioria é simples, com a alta do hospital ocorrendo, no máximo, 24 horas após a realização.


O governador Romeu Zema parabenizou a ação dos parlamentares. “Fico muito satisfeito de estarmos implantando essa frente parlamentar que, com certeza, vai salvar milhares de vidas e tirar, talvez, milhões de pessoas do sofrimento, porque é muita gente que está aguardando na fila. Parabenizo o deputado e todos os participantes, e ressalto que vamos auxiliar no que pudermos contribuir”, afirmou.


Ele lembrou o papel fundamental da atenção primária à saúde no acolhimento e atendimento à população que precisa dos serviços médicos.


“Muitas vezes, a situação se agrava porque o cidadão não teve a condição de ter este atendimento com agilidade, de detectar algo que talvez uma fisioterapia, um pequeno procedimento cirúrgico pudesse resolver antes de tomar uma proporção maior”, acrescentou.


(Com informações da Agência Minas)

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page