Geóloga auxilia no combate a voçorocas de Morro do Ferro

Serra da Capelinha foi um dos locais visitados por Maria Inês (centro).

A geóloga Maria Inês Bonaccorsi de Campos realizou trabalho voluntário, acompanhando servidores municipais e a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Flávia Maria Reis Almeida, em vistorias a diversos pontos de Oliveira e do distrito de Morro do Ferro. Ela esteve em algumas áreas da cidade com maior risco geológico e também realizou análises na Serra da Capelinha, local de grande incidência de voçorocas no distrito de Morro do Ferro.

Inicialmente a geóloga realizou visitas a diferentes locais da cidade, acompanhando o diretor municipal da Defesa Civil, Breno Motteran. Maria Inês inspecionou áreas que poderiam oferecer algum risco geológico, em decorrência do período chuvoso. Ela disse ter se oferecido para fazer esse trabalho voluntário, uma vez que as chuvas no final de 2021 e início desse ano foram muito intensas, como não se via há algum tempo e isso desencadeia alguns processos erosivos que podem gerar ou não áreas de risco. A geóloga não detectou nenhum problema grave.

Dando prosseguimento à tarefa proposta, Maria Inês esteve no dia 21 de janeiro no distrito de Morro do Ferro, onde, acompanhada por Breno; Flávia; o engenheiro da Prefeitura Renato Teixeira Helvécio e pelo ambientalista Ildeano Sebastião Silva, visitou a Serra da Capelinha. No local existe uma erosão bastante ativa, mas, segundo ela, por estar em meio à natureza, não coloca nenhum imóvel em risco. Apesar disso, ela sugeriu algumas ações de contenção no sopé da voçoroca, visando elevar o seu nível de base e assim acabar com o fenômeno que acelera a erosão.

Outra sugestão apresentada foi a elaboração de um projeto por técnicos da Prefeitura ou a contratação de uma empresa especializada na contenção de erosões para fazer esse projeto e posteriormente as ações necessárias para solucionar de vez o problema. A geóloga destacou o interesse da Prefeitura em resolver os problemas geológicos do município.

De acordo com Flávia Reis, a visita à Serra da Capelinha havia sido solicitada à Prefeitura por Ildeano, que reside no distrito. A secretária informou que a intenção da administração municipal é elaborar o projeto para contenção das voçorocas e depois tentar obter recursos do governo federal para realizar as ações. Ela salientou a necessidade dessas providências para evitar o avanço das erosões, acrescentando que o terreno no local é bastante arenoso e não permite outras medidas de contenção.

0 visualização0 comentário