top of page

Golpe do aniversário ameaça chegar a Minas

Um novo golpe, que vem se popularizando em São Paulo e no Rio de Janeiro, ameaça chegar a Minas Gerais. Por enquanto ainda não há registros do “golpe do aniversário”, como é chamada a mais recente artimanha de criminosos para enganar suas vítimas.


A partir do conhecimento da data de aniversário da vítima o bandido, fingindo ser um motoboy, vai até a casa do aniversariante e entrega um presente que lhe teria sido enviado de surpresa. Ao entregar o presente, o falso motoboy informa que a pessoa precisa pagar uma pequena taxa, cujo pagamento não pode ser feito em dinheiro ou via Pix. O golpista apresenta uma maquininha de cartão bancário com o visor danificado e desta forma a vítima paga um valor muito superior ao informado. A pessoa só percebe o golpe quando verifica sua conta.

Apesar de não haver registros em Minas Gerais, a modalidade de crime já preocupa as autoridades. Por isso é importante desconfiar. “Se é um presente, por qual motivo a pessoa tem que pagar?”, orienta o delegado Renato Nunes, chefe da Divisão Especializada de Investigação aos Crimes Cibernéticos e Defesa do Consumidor da Polícia Civil de Minas Gerais.


Segundo o delegado, um caso parecido envolve um falso motorista de aplicativo. Ele oferecia os trabalhos e, na hora do pagamento, cobrava R$ 500, e não R$ 50. Na maquininha, ele riscava os outros zeros e o passageiro não via o valor.


De acordo com o policial, além da cobrança indevida, os criminosos têm utilizado outras estratégias para aplicar os golpes. Há casos em que eles até pedem às vítimas que façam uma “selfie” e pegam a foto para conseguir abrir uma conta bancária em nome da pessoa, que será utilizada para recebimento do dinheiro roubado das vítimas.

0 comentário

Comments


bottom of page