top of page
Foto do escritorLeonardo Barros

Governador de MG participa de reunião estratégica, em Brasília, para discutir violência nas escolas


União vai destinar recursos aos estados para infraestrutura, equipamentos, formação e, principalmente, apoio e implantação de núcleos psicossociais nas unidades de ensino - Foto: Gil Leonardi

O governador Romeu Zema participou, nessa terça-feira (18), na capital federal, de um encontro estratégico com demais chefes do Executivo de outros estados, Presidência da República, chefes dos Poderes Judiciário e Legislativo, ministros, entidades representativas de prefeitos e parlamentares. Na oportunidade, foram discutidas ações de proteção ao ambiente escolar, além do anúncio, pelo governo federal, de que vai direcionar R$ 3,115 bilhões para infraestrutura, equipamentos, formação e, principalmente, apoio e implantação de núcleos psicossociais nas escolas, além de adoção de protocolos.


Durante seu pronunciamento, o governador Romeu Zema alertou para a proliferação de conteúdos de ódio, discurso racista, homofóbico e ‘fake news’ que “alimentam” a internet. “É preciso restringir e inibir conteúdos inapropriados na internet", afirmou. Outra iniciativa defendida pelo governador é a extensão – para os casos de discurso de ódio - dos métodos de autorregulação na internet que já existem para pornografia infantil, pedofilia e direitos autorais.


O ministro da Justiça, Flávio Dino, apresentou dados sobre a violência nas escolas que reforçam as considerações do governador. “Não são casos isolados. É uma rede criminosa para poder recrutar nossa juventude para o mal. O foco deve ser a internet", disse Dino.


Nos últimos dez dias, 225 pessoas já foram presas, 694 adolescentes foram intimados a prestar depoimentos, registro de 1.595 boletins de ocorrências, 1.224 casos em investigação em todo o território nacional e 756 remoções de perfis de plataformas digitais.


Por outro lado, a eficácia das medidas colocadas em prática em todos os estados ajudou a reduzir o número de denúncias, caindo de 1.700 para 170 por dia.


(Com informações da Agência Minas)

0 comentário

Kommentarer


bottom of page