Acervo IGR Encantos de Minas
Representantes da IGR e técnicos responsáveis pela certificação.
O governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, renovou a certificação de regularidade às políticas de regionalização do turismo da Instância de Governança Regional (IGR) Encantos de Minas e também do município de Oliveira, que integra a organização. A certificação, que é concedida a cada dois anos, atesta que tanto as IGRs quanto os municípios participantes estão adequados ao Programa Nacional de Regionalização do Turismo.
As IGRs são organizações com participação do poder público e entidades privadas dos municípios componentes das regiões turísticas, com o papel de coordenar o programa em âmbito regional. A regularização de Oliveira e do IGR Encantos de Minas foi publicada no Diário do Executivo de Minas Gerais, edição de 13 de janeiro de 2024, em atendimento ao artigo 11 do decreto 47.687, de 26 de julho de 2019, que determina a publicação bienalmente, até o dia 31 de julho, da listagem de municípios participantes da regionalização do turismo.
Além de Oliveira, também receberam a certificação outros municípios que fazem parte da Associação do Circuito Turístico Região Encantos de Minas. São eles Bom Sucesso, Carmo da Cachoeira, Coqueiral, Ijaci, Itumirim, Lavras, Luminárias, Passa Tempo, Perdões, São Bento Abade, São Thomé das Letras, Três Pontas e Varginha. Para a prefeita Cristine Lasmar (MDB), o turismo é uma das prioridades de sua gestão e estar certificada oportuniza Oliveira a incrementar o segmento turístico, em especial neste momento de estruturação do Caminho de Aparecida.
Oliveira participa da atual associação do circuito turístico desde agosto de 2017. Na ocasião, a entidade tinha o nome de Circuito Turístico Vale Verde e Quedas D´Água, e era formada pelas cidades de Carmo da Cachoeira, Coqueiral, Ijaci, Ingaí, Itumirim, Lavras, Luminárias, Nepomuceno, Perdões, São Bento Abade, São Thomé das Letras, Três Pontas e Varginha, quase todos localizados na região Sul de Minas Gerais. Até então o município fazia parte do Circuito Turístico Campo das Vertentes, do qual era a sede.
A mudança foi uma decisão da prefeita Cristine Lasmar e do diretor municipal de turismo, Sandro de Rezende Lara, depois que eles participaram de uma reunião do circuito turístico na cidade de Coqueiral, durante o qual a prefeita e o diretor apresentaram a proposta de adesão, aceita por todos os membros. A troca de circuito foi justificada por Sandro Lara, com base em um projeto da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Turismo, Esportes, Lazer e Cultura, de formação de um consórcio intermunicipal de cultura, cujo movimento partiu da cidade de Lavras.
Atualmente o setor turístico de Oliveira trabalha para a efetivação da Rota Turístico-Religiosa do Caminho de Aparecida. No dia 21 de dezembro de 2023 aconteceu, na Casa da Cultura Carlos Chagas, a solenidade de lançamento do ramal “Origens”, que faz parte da rota, e cujo trajeto vai de Oliveira a Três Pontas, passando por estradas rurais de diversos municípios.
Comments