Em atividade desde 27 de março deste ano, o Centro de Hemodiálise do Hospital São Judas Tadeu, em Oliveira, ainda aguarda a habilitação pelo Ministério da Saúde, para estender o atendimento a pacientes das cidades da microrregião.
Segundo o administrador do hospital, Ramon Alves Gonçalves, por enquanto o funcionamento do centro foi autorizado apenas pela Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais, Por isso, no momento são atendidos somente pacientes de Oliveira e São Francisco de Paula. “Após a habilitação pelo Ministério da Saúde, o centro será aberto a outras cidades”, explicou. Disse, ainda, o administrador, que para serem atendidos, os pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS) devem passar por consultas a um médico nefrologista, agendadas pela Secretaria Municipal da Saúde.
No Centro de Hemodiálise estão instaladas 40 máquinas para filtragem e limpeza do sangue de pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica grave, casos em que os rins não conseguem realizar suas funções. A unidade construída no andar superior do Pronto Atendimento Municipal (PAM) possui capacidade para atender até 120 pacientes por dia, divididos em três turnos.
Comments