top of page
Foto do escritorEditorial

Hospital recebe as máquinas da hemodiálise

Ao todo, centro de tratamento custou R$ 5,2 milhões. Ainda na embalagem, maquinário aguarda instalação.


Foto: Leo Rocha

O Hospital São Judas Tadeu já recebeu as 40 máquinas que vão compor o seu Centro de Hemodiálise. Segundo o administrador Ramon Alves Gonçalves, o equipamento custou 2 milhões e 520 mil reais. As máquinas já foram alocadas na sala principal do Centro e aguardam a retirada de suas embalagens para serem instaladas. De acordo com o administrador, a estrutura física, incluindo sistemas hidráulico e elétrico, foi concluída. Para colocar o maquinário em funcionamento o hospital aguarda o aumento da carga elétrica.


Assim que as máquinas estiverem funcionando, será iniciada a próxima etapa, que consiste na coleta e análise, por um laboratório especializado, da água a ser utilizada no tratamento dos pacientes. Não sendo constatada nenhuma irregularidade, mediante laudo emitido pelo laboratório, o funcionamento do centro é autorizado pela Vigilância Sanitária Estadual. Finalmente, para que a unidade passe a funcionar, haverá ainda a necessidade de credenciamento pelo Ministério da Saúde.


O Centro estará habilitado a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares. O atendimento de pacientes de outras cidades pelo SUS seguirá as normas do órgão.


Localizado no terceiro andar do Pronto Atendimento Municipal (PAM), o Centro de Hemodiálise da Santa Casa de Oliveira tem 903 metros quadrados de área construída. Além da sala principal, é dotado de diversos e amplos espaços para funcionamento de consultórios, salas de treinamento de pacientes, urgência, pacientes portadores de doenças contagiosas, expurgo, um refeitório e diversos banheiros.


O custo da obra, iniciada há um ano e cinco meses, já chegou 2 milhões e 764 mil reais. A construção e compra de aparelhagem estão sendo realizadas com recursos próprios da Santa Casa, repasses financeiros da Prefeitura de Oliveira, doação efetuada pelo jornalista e escritor oliveirense Ariosto da Silveira e emendas de parlamentares.

0 comentário

Comments


bottom of page