O Hospital São Judas Tadeu (HSJT) e a Unimed, principal plano de saúde conveniado com a instituição, chegaram a um acordo e renovaram o convênio por mais 12 meses. Segundo o administrador do hospital, Ramon Alves Gonçalves, a Unimed acatou as solicitações da Santa Casa de Misericórdia de Oliveira para atendimento dos conveniados com o plano de saúde, de acordo com os preços de mercado.
Desde agosto de 2022, um mês antes do término do último contrato, as direções da Santa Casa e da Unimed Divinópolis vinham discutindo as bases para a renovação do acordo anual. Algumas divergências nos valores de produtos e serviços propostos pela Unimed, que para a direção do hospital estavam muito aquém dos preços de custo, atrasaram a renovação do convênio.
No início das negociações, Ramon havia dito que, por meio de ferramentas de gestão, que mostram em tempo real tudo o que está sendo comprado, faturado e pago, era possível constatar que vários itens referentes ao convênio eram negociados muito abaixo do preço de mercado. Alegara o administrador do HSJT que para a tabela de materiais e medicamentos, a Santa Casa utilizava a referência Brasíndice, que traz os valores dos medicamentos que são comercializados no país, enquanto a Unimed utilizava tabela própria, com variações periódicas que não acompanhavam a referência Brasíndice, considerada a melhor opção para uma unidade hospitalar do porte da de Oliveira.
Mesmo sem um novo contrato, o hospital não suspendeu o atendimento aos usuários da Unimed e todos os procedimentos foram realizados normalmente.
Kommentare