top of page
João Bosco Ribeiro

ICAFE anuncia volta de evento cultural

Festival de Carmo da Mata terá shows e fórum de desenvolvimento regional



Foto: Carlos Augusto Mattos - Mônica Borges esteve na Câmara para convidar vereadores.


A fundadora e vice-presidente do Instituto de Cultura e Arte Fazer Responsável e Educação Ambiental (ICAFE) de Carmo da Mata, Mônica Borges Sousa, esteve na Câmara Municipal de Oliveira no dia 16 de maio para fazer um convite aos vereadores e falar sobre o festival cultural promovido pelo instituto e que terá este ano sua terceira edição. A novidade do evento, previsto para acontecer de 10 a 12 de junho, é a realização de um fórum de desenvolvimento, com palestras e debates de assuntos de interesse da região. O festival é aberto gratuitamente ao público e terá apresentações culturais e artísticas, além de estandes de gastronomia.


Mônica Borges informou que o ICAFE cuida do desenvolvimento de pessoas e da comunidade de Carmo da Mata, um trabalho que vem sendo realizado há dez anos. Como parte de suas atividades, o instituto realiza o Festival Cultural Café e Arte, que este ano tem uma proposta diferente. Durante o evento vai acontecer o Primeiro Fórum de Desenvolvimento Econômico e de Turismo de Carmo da Mata, marcado para 11 de junho, de 8h as 12h30, organizado para discutir o desenvolvimento econômico da região por meio do turismo e para isso foram convidados excelentes palestrantes.


Também vão estar presentes ao fórum o Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o prefeito de Ouro Preto e ex-secretário de Cultura e Turismo, Ângelo Osvaldo, representantes do Ministério do Turismo e prefeitos da região, entre os quais a prefeita de Oliveira, Cristine Lasmar (MDB). A presidente do ICAFE salientou que o evento é muito pertinente para as câmaras municipais, principalmente a de Oliveira, que possui uma relação com Carmo da Mata que vai além da vizinhança, e são cidades que têm muitos interesses em comum.


Durante o fórum serão debatidos três pontos principais: a construção de um destino turístico regional; políticas públicas voltadas para o turismo e desenvolvimento imobiliário; e patrimônio histórico. Para Mônica Borges, este é um tema dos mais relevantes, porque existem interesses divergentes, como acontece em Oliveira.

Durante o fórum e o festival, a Prefeitura de Oliveira vai montar um estande próprio, onde serão apresentadas as potencialidades turísticas, econômicas e culturais do município. Também serão instalados estandes dos circuitos turísticos dos quais Oliveira, Carmo da Mata e cidades vizinhas participam.


O vereador Geraldo Nicácio Júnior (PSD) falou sobre a importância dos temas dos debates e fez um convite aos demais parlamentares para que estejam presentes. Ele disse que a questão que envolve o patrimônio histórico tem sido uma preocupação da prefeita Cristine Lasmar, que tem procurado estudar o assunto e observou que é preciso haver um equilíbrio sobre o tema.



0 comentário

Comments


bottom of page