A Sala Mineira do Empreendedor em Oliveira foi oficialmente inaugurada na quarta-feira (23). O espaço, que já havia sido instalado, fica no andar térreo do prédio da Prefeitura e é resultado de uma parceria entre o município, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) de Minas Gerais e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG). Ela foi desenvolvida para melhorar e simplificar o ambiente de negócios em todo o Estado, atuando lado a lado com as administrações municipais, oferecendo apoio para empreendimentos de todos os portes.
A sala é um espaço onde o empreendedor pode formalizar o empreendimento, obter orientações, informações e todo o conhecimento necessário para o seu desenvolvimento profissional. Entre as orientações fornecidas estão aquelas sobre o processo de registro, de licenciamento municipal, relação dos escritórios contábeis que realizam atendimento gratuito ao microempreendedor individual (MEI). Também podem ser obtidas informações sobre como se cadastrar como fornecedor da Prefeitura e como participar dos processos de aquisições públicas municipais em andamento.
No local também são oferecidos diversos serviços, entre eles responder à consulta de viabilidade do negócio, adequar e integrar a Redesimples por meio do Minas Fácil, conseguir o protocolo do licenciamento municipal de MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa), EPP (Empresas de Pequeno Porte) e demais empresas, além da emissão das guias de recolhimentos de taxas municipais para processo de formalização, alteração e baixa e a emissão de Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), entre outros.
A inauguração contou com a presença da prefeita Cristine Lasmar (MDB), do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Homero Romano, pasta à qual está vinculada, além de outros secretários e representantes de empresas da cidade. Também estiveram presentes duas assistentes da agência do SEBRAE em Divinópolis. Durante a cerimônia, Cristine Lasmar destacou a importância da sala para o microempreendedor de Oliveira, fazendo um convite para que vá conhecer e saber o que é o espaço. Ela disse que a iniciativa representa uma oportunidade para o empreendedor desenvolver seus negócios.
Homero ressaltou que este é um momento de agradecer o apoio do SEBRAE Minas e da prefeita pela instalação da sala mineira. “Vamos ter na Prefeitura um espaço destinado a receber principalmente os microempreendedores, para que eles tenham a oportunidade de resolver todas as questões relativas ao empreendedorismo”, observou o secretário. Isabela Menezes, assistente do SEBRAE, disse que a sala mineira é uma parceria importante para o município de Oliveira, para trazer benefícios para o microempreendedor e para o empreendedor, para juntos impulsionar o empreendedorismo e transformar a vida do município. Ela agradeceu à prefeita e ao secretário pela parceria.
Komentar