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Prefeitura vai instalar ecopontos para recolhimento do material.
Fruto de uma parceria firmada com uma empresa especializada, que fará o recolhimento e transporte de todo o material, a Prefeitura de Oliveira, por meio da Unidade de Vigilância Ambiental (UVA), iniciou uma campanha para promover o descarte adequado de lixo eletrônico na cidade. Para isto serão instalados ecopontos em locais estratégicos, onde a população poderá depositar aparelhos elétricos e eletrônicos, pilhas, baterias e outros tipos de materiais inservíveis.
De acordo com o diretor de vigilância ambiental e em saúde, Célio Willian Ferreira Damaceno, serão instalados containeres em três ou quatro pontos da cidade, onde a população poderá fazer o descarte de dispositivos eletrônicos que não estão sendo utilizados. Entre os materiais que podem ser descartados estão monitores e CPU de computador, celulares, aparelhos elétricos e eletrônicos em geral, pilhas, baterias de celulares, entre outros. O diretor salienta que só não podem ser depositadas nos ecopontos as lâmpadas, que necessitam de um tratamento especial devido à presença de gases tóxicos em seu interior.
A Prefeitura informa que os ecopontos serão devidamente sinalizados e preparados para receber esses materiais, garantindo que sejam encaminhados para reciclagem ou tratamento adequado. Conforme comunicado do Executivo, os resíduos eletrônicos muitas vezes são descartados de maneira inadequada, causando danos ao meio ambiente e à saúde pública. Por isso, é fundamental que o descarte seja feito de forma segura e responsável.
Célio Damaceno salientou que outro motivo para a realização da campanha é combater a propagação da dengue, uma vez que o descarte correto de lixo eletrônico ajuda a eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da doença. A Prefeitura disponibiliza o número de telefone 3331-9800 para fornecer informações adicionais sobre a campanha de descarte de lixo eletrônico e responder a quaisquer dúvidas que os cidadãos possam ter.
Com o objetivo de evitar o excesso de resíduos descartados em locais impróprios, foi aprovada, em agosto de 2010, a lei federal 12.305, que trata sobre a regularização do descarte de resíduos eletrônicos e faz com que seja instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Popularmente conhecida como “Lei do Lixo Eletrônico”, prevê uma responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto, o que torna obrigatório aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, a responsabilidade de recolher ou mandar para aterros sanitários os lixos que criam ou utilizam.
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