top of page

Instituído em Oliveira o Dia Municipal do Gari


Carlos Augusto Mattos

Adilson Silva pretende mostrar importância dos profissionais para a cidade.

 

O calendário oficial de eventos do município de Oliveira ganhou mais uma data. Por unanimidade de votos dos vereadores presentes à reunião ordinária da Câmara Municipal realizada na segunda-feira (20), foi aprovado o projeto de lei número 9/2024 que institui o Dia Municipal do Gari. A proposição foi apresentada por Adilson José da Silva (MDB). A data se junta a outras criadas por diferentes parlamentares e que em muitos casos sequer são comemoradas ou mesmo lembradas.


Conforme definido pelo projeto, o Dia Municipal do Gari foi criado em homenagem aos profissionais que atuam nos serviços de limpeza, asseio, conservação e coleta de lixo, ficando sua comemoração no dia 16 de maio de cada ano. A proposta estabelece ainda que na referida data, fica o Poder Executivo autorizado a realizar ou firmar parcerias para promover ações voltadas à conscientização da importância da categoria para a sociedade.


Na justificativa para a apresentação da matéria o vereador Adilson da Silva salienta que o projeto de lei tem por objetivo criar uma data comemorativa para homenagear os garis, bem como conscientizar a população acerca da importância da categoria para o município. Segundo ele, tal iniciativa se mostra pertinente visto que não há dúvidas sobre a relevância da classe, a qual muitas vezes se encontra desprestigiada para a sociedade.


Ainda de acordo com Adilson da Silva, é sabido que a atividade traz grandes benefícios aos munícipes, uma vez que atua na coleta de lixo e rejeitos, os quais podem trazer danos à saúde pública dos habitantes de Oliveira. Além disso, cada vez mais se preza pela reciclagem de materiais, atividade intimamente ligada com as funções exercidas pelos mesmos.


O parlamentar destaca que em âmbito nacional já se comemora o dia do gari em 16 de maio, vindo o projeto apenas incluir no calendário municipal tal data. Nos últimos meses já foram incluídas no calendário municipal de eventos outras datas, como o Dia Municipal do Terço dos Homens, proposto por Cleyton Murilo da Silva (PL) e celebrado no dia 4 de maio, o Dia Municipal Mães que oram pelos filhos, proposto por Sirley Clécio da Silveira (PSB), e o Dia Municipal do Casamento Comunitário, cujo projeto foi apresentado pela vereadora Lorena Aparecida de Fátima Silva (Republicanos).

0 comentário

Comments


bottom of page