O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), instituição que oferece educação básica, profissional e superior de forma pluricurricular, instalou uma unidade em Oliveira e a partir de 27 de março iniciará as aulas de dois cursos complementares profissionalizantes.
Com carga de 60 horas de duração, estarão funcionando, na Escola Municipal Carlos Pinheiro Chagas, das 19h às 22h, dois Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) profissionalizantes: Microempreendedor Individual (MEI) e Inspetor de Qualidade. As inscrições estão abertas até 21/03, pela internet, nos endereços:
https://suap.ifsuldeminas.edu.br/inscricoesfic/efetuar_inscricao/352/ (Inspetor de Qualidade) e : https://suap.ifsuldeminas.edu.br/inscricoesfic/efetuar_inscricao/353/ (Microempreendedor Individual). São 30 vagas para cada curso, cuja duração média é de 20 dias. Mais detalhes e os editais dos cursos podem ser obtidos no site https://portal.ifsuldeminas.edu.br.
Os representantes da instituição foram recebidos no gabinete municipal nessa segunda-feira (03) pela prefeita Cristine Lasmar (MDB) e pelo deputado estadual Lucas Lasmar (Rede), quando anunciaram o início das atividades.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luís Fernando Alvim Pacheco, inicialmente, intenção é promover pelo menos um novo curso a cada mês, formando novos profissionais.
O deputado Lucas Lasmar adiantou que já está em andamento um projeto de construção de uma sede definitiva do instituto, provavelmente na Alameda Doutor Cícero de Castro Filho, próximo à garagem municipal. A escolha do local visa atender e facilitar o acesso de estudantes das cidades vizinhas, tendo em vista que a instituição é regional.
Lucas explicou que o trabalho de implantação do instituto foi precedido de uma pesquisa sobre a demanda por profissionais especializados, junto às indústrias, comércio e setor agropecuário, com a ajuda do Sindicato Rural. Disse, ainda, o deputado, que no prazo de três meses já deverão estar implantados cursos presenciais pelo método on-line, e que o passo seguinte será obter o decreto do presidente da República autorizando a criação de um campus.
Além de Lucas Lasmar, a implantação do IF Sul de Minas em Oliveira contou com o empenho, principalmente, da prefeita Cristine Lasmar (MDB), do secretário de Administração Luís Eduardo da Silva Pereira, do secretário de Desenvolvimento Econômico Luís Fernando Alvim e da secretária de Educação Andrea Pereira.
Comentarios