A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Oliveira está realizando entre os dias 04 e 08 de julho, o 3º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa ) neste ano.
De acordo com o Executivo, os agentes de endemia visitarão 861 imóveis. No último LIRAa o município registrou um alto índice de infestação para a dengue.
O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti —LIRAa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela.
Os resultados obtidos permitem aos gestores a avaliação das atividades já desenvolvidas e o redirecionamento das ações de controle do vetor, além de indicarem os depósitos mais utilizados pelo vetor para postura dos ovos.
O LIRAa é, também, uma importante fonte de informação para a mobilização social, uma vez que busca sensibilizar e direcionar o olhar da população para os problemas identificados na sua área, a fim de que sejam adotadas medidas de prevenção das doenças transmitidas por este vetor.
(Com informações da Secretaria de Estado de Saúde)
Comentários