top of page

Lira Batistana ganha projeto de centro cultural


Edificação estabelece diálogo entre elementos clássicos e formas atuais - Foto: Divulgação


Por iniciativa da empresária oliveirense Nêm Campos, por intermédio do Instituto BRZ Dona Neném, a banda de música Lira Batistana, do distrito de Morro do Ferro, foi contemplada com a doação de um projeto arquitetônico para a construção de sua sede e centro cultural. Projetado pelo arquiteto Heraldo Laranjo, o Centro Cultural da Lira Batistana deverá ser construído em um terreno de pequenas dimensões e terá dois pavimentos.


Segundo Heraldo, o projeto foi concebido de forma a atender às necessidades da corporação musical, com destaque para uma sala de ensaios bem dimensionada, dotada de recursos de isolamento acústico, possuindo acesso restrito e de emergência, além do oferecido pela entrada principal da edificação. Área de recepção, copa e café, sanitários com acessibilidade e sala de administração complementam o projeto, incluindo um arquivo para o acervo histórico e peças que requerem cuidados especiais. O acesso ao segundo pavimento se dará por escada e elevador e nas áreas de circulação será montado um memorial que contará a história da corporação, criada em 1892, destacando personagens responsáveis por seu legado, até os dias atuais. A edificação será um sobrado, tendo uma sacada em destaque e cobertura em quatro águas e telhas cerâmicas, em que se pode notar influência da arquitetura que dominou vilas e cidades coloniais em seus primórdios, entre os séculos XVIII e XIX principalmente.


“Como arquiteto, comprometido com a essência de nossa identidade cultural, mas também, naturalmente sintonizado com a produção contemporânea em nossa arquitetura, procurei combinar elementos que remetem à tradição, estabelecendo um diálogo entre elementos clássicos e as formas e materiais próprios do nosso tempo”, explicou Laranjo.


O presidente da Lira Batistana, Leonardo Augusto Azevedo, disse que a doação permitirá à corporação construir um centro cultural moderno e funcional, que será um farol de inspiração para artistas locais e um refúgio cultural para todos os cidadãos. “Em nome de todos os moradores de Morro do Ferro, expressamos nossa gratidão mais sincera ao Instituto BRZ Dona Neném, representado pela admirável Ném Campos, por sua generosidade e dedicação em tornar nosso sonho uma realidade. Com essa magnífica contribuição, o Instituto demonstrou seu compromisso inabalável com o desenvolvimento cultural e artístico de nossa amada cidade. O projeto arquitetônico do Centro Cultural reflete não apenas a expertise e o talento do arquiteto responsável, mas também o compromisso do Instituto BRZ Dona Neném em promover o acesso à cultura e proporcionar um espaço vibrante para essa amada comunidade”, declarou.


0 comentário

Comments


bottom of page