top of page

Minas amplia acesso a serviço de bloqueio de celular


Tiago Ciccarini / SEJUSP

Plataforma protege informações pessoais de telefone subtraído.

 

O Governo de Minas ampliou o acesso ao serviço de bloqueio de celulares roubados ou furtados do estado, conhecido como Cbloc. Desde sexta-feira (26/01), o pedido de bloqueio que garante a proteção de dados do telefone, como fotos, conversas ou senhas salvas, pode também ser realizado pelo aplicativo de serviços MG APP. Até então, as solicitações de bloqueio podiam ser feitas apenas pelo site www.cbloc.seguranca.mg.gov.br.


A Central de Bloqueio de Celulares (Cbloc) pode ser auxílio, durante o período de Carnaval, para os foliões que tiverem o aparelho subtraído. A plataforma contribui, também, com a Segurança Pública. Isso porque, após o travamento de todo o sistema do aparelho, que gera um apagão, o celular tem menos valor no mundo do crime. A receptação deixa de ser incentivada.


A Cbloc é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e já bloqueou mais de 39 mil aparelhos em cinco anos. O sistema tem como vantagem a possibilidade de reversão do bloqueio do aparelho, caso o dono ou as forças de segurança o encontrem.


Com poucos cliques, de forma rápida e segura, quem foi vítima do crime de furto ou roubo de celulares pode solicitar bloqueio do aparelho por meio da Cbloc. Para isso, precisa ter em mãos o registro da ocorrência, que deverá ser anexada ao processo no site da Cbloc (www.cbloc.seguranca.mg.gov.br) ou no MG APP.


Também é preciso fornecer alguns dados pessoais e o número do celular roubado – o que é uma das vantagens da ferramenta já que, por meio dela, não é necessário informar o IMEI (código internacional de identificação do telefone), com muitos números, que geralmente a vítima não tem anotado e que não consegue mais obter pelo telefone, depois de o aparelho ter sido roubado ou furtado.


A Cbloc também busca inibir o furto e o roubo de celulares que ainda não foram vendidos para os consumidores. Lojistas e transportadoras podem solicitar o bloqueio de uma carga completa subtraída, por exemplo, o que inibe o roubo em massa de aparelhos.

Com relação ao bloqueio de celulares pelo programa Celular Seguro, lançado pelo governo federal há pouco mais de um mês, Minas Gerais é o quinto estado a utilizar essa modalidade de plataforma. Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Minas já atingiu a marca de 860 bloqueios, ficando atrás apenas de São Paulo (3.618), Rio de Janeiro (1.771), Bahia (1.030) e Pernambuco (985).


O acesso ao Celular Seguro é feito por meio do site gov.br.

0 comentário

コメント

コメントが読み込まれませんでした。
技術的な問題があったようです。お手数ですが、再度接続するか、ページを再読み込みしてださい。
bottom of page