top of page

Minas avança no fornecimento de serviços de saneamento, resíduos sólidos e acesso à água


Até o final de dezembro, novas perfurações para acesso à água potável serão feitas em Minas, junto com o lançamento de edital que selecionará mais municípios a serem atendidos - Foto: Prefeitura de Natalândia

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), segue trabalhando para aprimorar o fornecimento dos serviços de saneamento, tratamento de resíduos sólidos e de acesso à água em todo o estado, apoiando ações e estratégias ao longo do território mineiro. Somente no 3º trimestre de 2022, foram inaugurados o Sistema de Esgotamento Sanitário, no município de Capitólio, no Sul de Minas, e a Unidade de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos, em Natalândia, no Noroeste do estado.


Além das ações citadas, está em execução um Termo de Cooperação Técnica da Semad junto à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para a perfuração de cem poços em 44 localidades do estado, dos quais 66 já foram perfurados. A medida irá ampliar e reforçar o acesso à água potável junto à comunidade rural, beneficiando diretamente 26 mil habitantes.


“Os poços tubulares profundos têm como desígnio principal reforçar o abastecimento e o acesso à água em comunidades rurais. Em áreas rurais, quando ocorre o período de estiagem, os poços tubulares têm sido uma ótima alternativa ou, muitas vezes, a única fonte de abastecimento de água, o que garante qualidade de vida para a população local”, destaca o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.


(Com informações da Agência Minas)

0 comentário

Bình luận


bottom of page