top of page

Minas Gerais recebe mais de 1,1 mil doses de vacina contra monkeypox


Imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde são indicados para adultos de 18 anos ou mais, considerados de alto risco para infecção - Foto: Valéria Lemos

Minas Gerais recebeu, nesta terça-feira (14), a primeira remessa de vacinas para a pré e pós-exposição ao vírus monkeypox. O Ministério da Saúde enviou 1.101 doses do imunizante ao estado, indicadas para adultos com idade igual ou superior a 18 anos, considerados de alto risco para infecção por varíola ou monkeypox.


Após o recebimento na Central Estadual de Rede de Frio, em Belo Horizonte, os imunizantes passam por conferência para, em seguida, serem enviados às Unidades Regionais de Saúde, para repasse aos municípios. Vale lembrar que é da gestão municipal a responsabilidade por organizar a administração das vacinas na população-alvo em seus territórios.


Segundo a coordenadora estadual de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Gusmão, 1.077 doses serão utilizadas para a vacinação pré-exposição. “Esse quantitativo será destinado a imunizar 50% do público-alvo com duas doses. O envio de mais doses dependerá do andamento da vacinação e da demanda local”, explica Josianne.


As outras 24 doses, conforme a coordenadora estadual, serão destinadas à chamada pós-exposição.


“Para esta vacinação, serão disponibilizadas para os municípios que tenham registrado circulação do vírus nas últimas 12 semanas, definido como dez ou mais casos neste período. No estado de Minas Gerais, apenas o município de Belo Horizonte está incluído no critério para vacinação pós-exposição definido pelo Ministério da Saúde”, detalha a coordenadora.


(Com informações da Agência Brasil)

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page