top of page

Morre, aos 65 anos de idade, o Padre Donizete


Pároco foi encontrado sem vida em seu sítio em Morro do Ferro - Foto: Reprodução/Internet

Faleceu nessa segunda-feira (16), aos 65 anos de idade, o Padre Donizete Antônio de Souza. Ele estava em seu sítio em Morro do Ferro, distrito de Oliveira, onde, durante a noite foi encontrado sem vida.


Nascido em Cristais, em 08 de outubro de 1957, cursou o primeiro grau na cidade, onde foi aluno do Grupo Escolar Padre Celso Pinheiro, do Grupo Escolar Antero Maia e do Ginásio Estadual Dr. Osmar Bicalho. Cursou o segundo grau no Colégio Agrícola Diaulas Abreu em Barbacena. Acolhido como seminarista pelo Bispo diocesano, Dom Antonio Carlos Mesquita, cursou filosofia no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora em Pouso Alegre e Teologia no Seminário Diocesano N. Sra. do Rosário, em Caratinga. Foi instituído leitor e acólito em Bom Sucesso aos 17 de janeiro de 1985, Diácono em 05 de julho de 1986 na Igreja N. Sra. do Rosário em Cristais e Presbítero em 06 de fevereiro de 1988. Foi Pároco na Paróquia Nossa Senhora do Desterro de 06 de março de 1988 a fevereiro de 1993, quando foi transferido para a Paróquia de São João Batista em Morro do Ferro, onde permaneceu até 1995. De lá foi para a Paróquia Senhor Bom Jesus de Campo Belo e, posteriormente, foi Pároco da Paróquia São Sebastião e de Nossa Senhora Aparecida em Oliveira, até sua transferência para Nossa Senhora do Carmo em Campo Belo, onde permaneceu como pároco até sua morte. Nomeado Reitor do Seminário Diocesano N. Sra. de Oliveira, em Belo Horizonte, quando de sua abertura em 1989, permaneceu até 1995, acumulando a função de Pároco de Desterro e, posteriormente, de Morro do Ferro, demonstrando em tudo, sempre grande zelo apostólico. Foi cofundador da Associação Particular Betânia, foi também Ecônomo Diocesano, membro do Conselho Presbiteral, redator do Jornal Vida Diocesana, coordenador de Pastoral, coordenador da Pastoral Litúrgica, coordenador do cerimoniário Diocesano, colaborador da Escola Catequética Pio XII e ultimamente diretor Diocesano do Apostolado da Oração.


Padre Donizete pediu afastamento da Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Campo Belo, em razão da sua saúde debilitada e, logo em seguida, se mudaria para Oliveira para assumir a Chancelaria Diocesana.


A Diocese de Oliveira emitiu uma nota de pesar e agradeceu a Deus pelos quase 35 anos de ministério dedicados ao povo.


O corpo do Pároco será velado na Igreja Nossa Senhora do Carmo em Campo Belo, com missa Exequial às 13h30 de hoje (17), seguindo para a cidade de Cristais, onde nasceu.


Veja a celebração fúnebre do Padre:


0 comentário
bottom of page