top of page
Foto do escritorEditorial

Morro do Ferro comemora 180 anos


Desfile cívico de 2019 exaltou a importância da leitura de livros - Foto: Arquivo GM/PMO

Começam na sexta-feira (25) e prosseguem até o domingo (27), as comemorações dos 180 anos do distrito de Morro do Ferro. As festividades serão realizadas mediante parceria entre a Prefeitura de Oliveira, por intermédio da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e a Associação Comunitária São João Batista, de Morro do Ferro.


A festa terá início na sexta-feira, às 21h, com um show em praça pública com o DJ Lucas Cury. No sábado, dia do distrito, às 16, haverá um desfile cívico com participação da Escola Estadual São João Batista, Escola Municipal Antônio Fernal, Clube do Carro Antigo e Clube dos Motociclistas. Às 18h, acontecerá o lançamento do Livro Prosa-Poesia do Morro de São João - Volume Dois, seguido, às 19h, de homenagens e entrega de medalhas, som mecânico às 20h e show com a Banda Corcel 84, às 22h.


No domingo, às 08h, será dada a largada para o 1º Trilhão MTB de Morro do Ferro, em que motociclistas percorrerão 62 quilômetros de trilhas Hard e Light, pela zona rural do distrito. Durante o período da manhã haverá som mecânico, brincadeiras e sorteio de brindes e às 11h, show com Toninho Saga.


O surgimento de Morro do Ferro, cujo primeiro nome foi Serra do Sal, deve-se aos bandeirantes que passavam pelo local em busca das riquezas dos sertões de Minas Gerais e Goiás, por volta da metade do século XVII. Depois da construção da primeira capela, em 1765, o lugarejo passou a ser chamado de São João Batista, em homenagem ao padroeiro do lugar. A substituição do nome para Morro do Ferro foi feita por meio de uma lei estadual no final de 1943. A denominação deve-se às jazidas de minério de ferro existentes na conhecida Serra dos Alemães.


0 comentário

Comentários


bottom of page