Devido à baixa procura pela vacina contra a gripe, liberada para pessoas acima de 60 anos nos postos do Programa Saúde da Família (PSF), a Secretaria Municipal da Saúde vai promover no sábado (20), o Dia D de vacinação, em um mutirão de vacinação para todos os grupos prioritários.
O órgão informou que, embora o índice de vacinação de idosos esteja baixo, o dos demais grupos prioritários tem sido normal. Fazem parte desses grupos: crianças de 6 meses a 5 anos de idade; trabalhadores da saúde; gestantes e mães até 45 dias após o parto; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. No Dia D a vacina contra a gripe estará disponível em todos os postos do PSF, das 8 às 17h. É importante levar o cartão de vacinação.
Outros dados da Secretaria da Saúde revelam que, de acordo com boletim epidemiológico atualizado no dia 04 de maio pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Oliveira atingiu 3.145 notificações de casos de dengue desde janeiro deste ano. No mesmo período, foram registrados três casos de chikungunya. Ainda, de acordo com a Secretaria, não foi confirmado nenhum óbito por dengue, chikungunya ou zika.
Como o índice de casos de dengue ainda é considerado alarmante no município, a Prefeitura continua realizando mutirões de limpeza e outras ações para combater o Aedes Aegypit, mosquito transmissor das doenças, e reforça o pedido de ajuda à população para que faça sua parte.
Com relação à covid-19, desde o início do registro da doença foram notificados 17.314 casos, com 7.589 confirmados, 7.506 recuperados e 83 óbitos. Na quinta-feira (11), não havia nenhum caso de covid-19 ativo em Oliveira.
Comments