Cássio Silva
Célio Damaceno, Flávia Reis e agentes de endemias fizeram a instalação.
A Prefeitura de Oliveira vem desenvolvendo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e do setor de Vigilância em Saúde a campanha “Limpeza pública é obrigação de todos”. Como parte da ação, estão sendo instalados contêineres para o depósito de lixo em diferentes locais da cidade. Na última semana mais dois equipamentos foram colocados na região do Bairro Dom Bosco, em pontos aonde vinha ocorrendo o descarte irregular de lixo. A iniciativa visa também combater a proliferação dos focos de dengue na cidade.
Por meio de um vídeo publicado na página da Prefeitura no Facebook, a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Flávia Maria Reis Almeida, comentou a instalação mais recente de container, um deles na Avenida Coronel Benjamin Guimarães, na calçada do antigo imóvel do matadouro municipal e em frente ao posto do PSF São Geraldo, e o outro na mesma avenida, na esquina com a Rua Abílio Machado. A secretária disse que, em parceria com a vigilância sanitária, foram adquiridos até o momento seis contêineres para o depósito de lixo.
Flávia Reis acrescentou que a medida foi adotada para evitar um problema existente na região de descarte irregular de lixo. Ela pediu a colaboração da população, tanto no cuidado com a lixeira, que é um equipamento de um custo elevado, como também para manter a cidade limpa e não fazer o descarte incorreto do lixo. Flávia Reis informou também que a Secretaria de Agricultura procura monitorar os locais de maior incidência de descarte irregular de lixo para a colocação dos contêineres. Disse também que já recebeu diversos pedidos de moradores para a instalação dos equipamentos em alguns locais da cidade, que está avaliando os pedidos e em breve serão colocados mais dez lixeiras que acabam de ser adquiridas.
O diretor da Vigilância em Saúde, Célio Willian Ferreira Damaceno, explicou que o descarte do lixo quando é feito da maneira correta ajuda o trabalho dos agentes de combate a endemias. Segundo ele, isso significa menos focos para os agentes verificarem e menos locais públicos para o mosquito Aedes aegypti se reproduzir. O diretor observou que a instalação das lixeiras também elimina vários locais onde as pessoas vão depositar o lixo de forma incorreta e com isso vai ser possível melhorar a qualidade de vida da população e o meio ambiente.
De acordo com Célio Damaceno, a colocação dos contêineres tem como outros objetivos trabalhar a saúde da população e também manter os locais adequados para que usuários possam aproveitar melhor os equipamentos existentes, como duas praças com área de lazer e um posto de saúde, no caso dos dois instalados na região do Dom Bosco.
A ideia da instalação de contêineres plásticos em Oliveira surgiu depois que Flávia Reis, Célio Damaceno e os vereadores Adilson José da Silva (MDB) e Geraldo Nicácio Júnior (PSD) realizaram uma visita ao município de Cláudio, no dia 19 de julho do ano passado, onde um programa semelhante havia sido implantado e vinha dando bons resultados.
Comments